Diário do Alentejo

Feira do Queijo do Alentejo arranca no dia 28 em Serpa

05 de fevereiro 2020 - 17:05
DRDR

Arranca a 28 deste mês, prolongando-se até ao dia 1 de março, mais uma edição da Feira do Queijo do Alentejo, no Parque de Feiras e Exposições de Serpa, com entrada livre.

Segundo a câmara municipal local, está confirmada a presença dos queijos nacionais com Denominação de Origem Protegida (DOP), bem como a participação de queijos de todo o País. Estarão ainda presentes queijos vindos de Espanha, assim como “outros produtos regionais e nacionais de referência”, nomeadamente, enchidos, azeite, vinho, mel, frutos secos e artesanato.

Destaque para as oficinas de fabrico de queijo, exposição de ovinos, caprinos e bovinos e demostrações de tosquia de ovelhas. As tasquinhas voltarão a oferecer aos visitantes gastronomia e os petiscos locais.

O programa inclui também atividades culturais e animação musical, com destaque para os grupos concelhios de cante, Património Cultural Imaterial da Humanidade desde 2014.

Entre o dia 21 deste mês e 1 de março decorrerá, ainda, a Semana Gastronómica do Queijo, em que os restaurantes e hotelaria do concelho apresentarão ementas com pratos onde se inclui o queijo e produtos derivados.

No sábado, dia 8, realizar-se-á, na Casa do Alentejo, em Lisboa, uma mostra, degustação e venda de queijo e outros produtos tradicionais do concelho de Serpa. A iniciativa contará com a participação do Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento e do grupo musical Os Alentejanos.

Comentários