Diário do Alentejo

Museu da Imprensa expõe “Iconografia do amor” em Beja

04 de novembro 2019 - 14:30
DRDR

É inaugurada no próximo dia 7, quinta-feira, na Galeria dos Infantes do Núcleo Expositivo do Museu Regional de Beja, a exposição “Iconografia do amor”, numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Beja e do Museu Nacional da Imprensa (MNI).

 

Segundo os promotores, a mostra documental é constituída por 30 imagens evocativas dos 350 anos das Cartas de Amor de Mariana Alcoforado, editadas em Paris em 1669.

 

As reproduções iconográficas alusivas à freira de Beja mostram trabalhos de vários artistas estrangeiros como Matisse, Max Ernst e Modigliani, e dos portugueses António Pimentel, José Rodrigues, Lima de Freitas, Mário Botas e Pomar, já falecidos, além de João Abel Manta e Cruzeiro Seixas.

 

Alguns destes trabalhos plásticos integraram a exposição "Amor impresso" que o MNI teve patente, de fevereiro a maio, para assinalar o aniversário das cartas de Mariana Alcoforado.

 

A mostra de Beja está associada ao Congresso Internacional ”350 Mariana”, que decorrerá entre os dias 15 e 17 e que tem a curadoria do diretor do MNI, Luiz Humberto Marcos.

 

"Iconografia do amor" poderá ser visitada até ao dia 30 deste mês.

Comentários