Diário do Alentejo

Moura mostra caricaturas de António Franco

30 de setembro 2019 - 17:15
DRDR

“As caricaturas de António Franco – Um retrato da sociedade mourense dos anos 30” é o título da exposição que a Câmara Municipal de Moura inaugurou na semana passada na sala de exposições temporárias do edifício do antigo matadouro municipal.

 

A mostra estará patente ao público até ao dia 20 de outubro, proporcionando aos visitantes, segundo a autarquia, “um vislumbre sobre algumas figuras da sociedade mourense dos anos 30 do século XX, através de representações satíricas da elite económica e intelectual de uma vila do interior alentejano”.

 

A câmara adianta ainda que ao longo de várias dezenas de anos reuniu “uma considerável coleção de obras de arte” e que “a qualidade deste acervo faz com que se torne essencial a sua melhor divulgação junto do público”. Decidiu, por isso, dar início, com “As caricaturas de António Franco – Um retrato da sociedade mourense dos anos 30”, “a um ciclo de exposições destinadas a divulgar este valioso espólio que, ao fim ao cabo, é pertença de todos”.

 

António Franco, nascido em 1910, na então vila de Moura, foi um artista plástico de excecional talento, salienta a autarquia. “Numa prova de bairrismo e amor pela sua terra natal, ofereceu à autarquia mourense o conjunto de caricaturas que agora são expostas, bem como algumas outras pinturas de grande qualidade”, conclui.

 

A exposição poderá ser vista de terça-feira a domingo, entre as 09:00 e as 12:30 horas e as 14:00 e as 17:30 horas.

Comentários