Diário do Alentejo

Raquel Tavares atua hoje no Pax Julia

12 de julho 2019 - 09:45

Raquel Tavares, considerada “uma das mais importantes e consistentes vozes do fado contemporâneo”, sobe ao palco do Pax Julia Teatro Municipal, em Beja, na noite de hoje, sexta-feira, às 21:30 horas. “Bairro” (2008), “Raquel” (2016) e “Roberto Carlos por Raquel Tavares – Do fundo do meu coração” (2017) são os três últimos trabalhos da fadista.

“Bairro” foi produzido por Diogo Clemente que também toca viola de fado.m “Raquel”, o seu terceiro disco, “continua a ser o fado a sua essência”. Este trabalho apresenta “uma enorme coleção de canções produzida por Fred Pinto Ferreira, João Pedro Ruela e Tiago Bettencourt”.

Após o grande sucesso de “Raquel”, de “concertos de norte a sul de Portugal e de lotar os Coliseus de Lisboa e Porto em nome próprio”, o final de 2017 ficou marcado pelo lançamento de “Roberto Carlos por Raquel Tavares”. O “seu disco de homenagem a um dos maiores artistas de expressão portuguesa”, que conta com as participações de Caetano Veloso e Ana Carolina.

O nome de Raquel Tavares “ganhou uma notoriedade nacional no fado pela primeira vez em 1997”, ano em que, com 12 anos, venceu a Grande Noite do Fado, iniciativa da Casa da Imprensa. Em 2006 recebeu o Prémio Revelação Amália Rodrigues, da Fundação Amália Rodrigues.

A fadista conta já com várias atuações além-fronteiras, em países como Estados Unidos, Espanha, França, Alemanha, Reino Unido, Brasil, Argentina, China ou Austrália.

Comentários