Diário do Alentejo

Encontro de Culturas de Serpa com programa multicultural

07 de junho 2019 - 11:25
DR

O ano de 2019 é um ano de viragem no Encontro de Culturas, realizado em Serpa desde 2004, e que nesta edição, que arranca hoje, dia 7, adquire o nome de Festival Musibéria – Encontro de Culturas, “em que a grande marca distintiva do evento é o mundo ibérico e a sua influência”, adianta a Câmara de Serpa, a entidade organizadora.

 

O grande objetivo desta 16.ª edição “é retornar o conceito de festa cultural, com enfoque na diversidade cultural ibérica, promovendo a inclusão das comunidades migrantes”. Ao palco principal instalado na praça da República, nesta edição, juntam-se as escadas de Santa Maria, castelo, Musibéria, jardim municipal, Nora e Casa do Cante.

 

Hoje, primeiro dia do evento, os cinco espetáculos realizam-se exclusivamente no Musibéria, a partir das 18.00 horas. Todos os artistas que atuam têm uma relação com o Musibéria, “através do seu programa de residência artística (RAM), da sua programação de espetáculos anual ou do seu estúdio de som e de publicações pela sua editora Respirar de Ouvido”, refere a autarquia.

 

Pelo palco do Musibéria passarão, assim, o argentino Santiago Arias, José Valente, Paulo Ribeiro & Os Camponeses de Pias, o brasileiro Luiz Gabriel Lopes e a Orquestra Latinidade, com músicos de várias nacionalidades.

 

Amanhã, sábado, entre outras propostas, o espanhol Óscar Ibáñez e Tribo sobem ao palco das escadas de Santa Maria, às 19:00 horas, e, às 20.00, o palco do castelo recebe a Companhia de Canto Popular. A noite terminará com um espetáculo de Dino d’Santiago.

 

No último dia do festival, às 16.00 horas, o espaço Nora receberá o Projeto Interculturalidades, onde as comunidades migrantes terão espaço para divulgar alguns aspetos das suas culturas de origem. A partir das 18.00 horas, a praça da República acolherá “Entre mundos”, uma performance de “teatro físico, objetos e formas animadas, envolvendo marionetas de grande dimensão”.

 

Os brasileiros Jhon Douglas e Jungle Boys irão dar vida ao palco das escadas de Santa Maria, às 19.00 horas, seguido da galega Uxía, acompanhada pelo Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, no palco do castelo, às 22.00.

 

O festival terminará com a atuação de Pedro Abrunhosa, acompanhado pelos Comité Caviar.

Comentários