Diário do Alentejo

Barrancos recebe Terras Sem Sombra no fim de semana

05 de junho 2019 - 16:05
DRDR

A contralto norte-americana Ellen Rabiner, acompanhada ao piano pelo maestro português Nuno Margarido Lopes, atua no sábado, dia 8, na vila de Barrancos, no âmbito do Festival Terras Sem Sombra, uma organização da associação Pedra Angular.

O concerto “Convite à viagem: espaços, memórias e tempos do canto lírico" terá lugar a partir das 18:30 horas, no cineteatro municipal.

Segundo a organização, o concerto "traça uma panorâmica da tradição lírica, do Barroco à atualidade, e revela a abrangência do repertório" de Ellen Rabiner, "uma das grandes vozes mundiais da transição do século XX para o XXI" e que "une uma técnica impecável a uma interpretação apaixonada e a um belíssimo timbre de contralto, um tipo bastante raro de voz feminina, com a mais grave tessitura, cujo alcance vocal se situa entre o de tenor e o de meio-soprano".

No âmbito do programa de património e biodiversidade do festival, terá ainda lugar, no mesmo dia, a partir das 21:30 horas, uma observação do "magnífico céu noturno", guiada por dois astrofísicos (Nélson Nunes e João Retrê) e um astrónomo (Pedro Rê) e que vai ser feita desde diferentes pontos do castelo de Noudar e com recurso a telescópios e outros equipamentos sofisticados.

No domingo, 9, a partir das 09:30 horas, irá decorrer “Todos por um: prevenção e combate ao fogo na raia”, uma atividade orientada por Diogo Nascimento (engenheiro florestal), José Perdigão (técnico de ambiente) e Carlos Pica, Alejandro Anarte e José Correa (coordenadores operacionais).

O 15.º Festival Terras Sem Sombra, sob o título "Sobre a Terra, Sobre o Mar – Viagem e Viagens na Música (Séculos XV-XXI)", tem os Estados Unidos da América como país convidado e decorre até dia 7 de julho, em 13 concelhos do Alentejo e da região espanhola de Extremadura.

Comentários