Diário do Alentejo

Cuba recebe Feira do Cante durante o fim de semana

31 de maio 2019 - 12:00
DR

Cante alentejano, sons do mundo, folclore, artesanato, tabernas e exposições são algumas das propostas da Feira do Cante e das Tradições, que decorrerá em Cuba, entre hoje, sexta-feira, e domingo, dia 2. Centrado “na promoção dos territórios, dos seus produtos, culturas e tradições”, o certame é organizado pela Câmara Municipal de Cuba e MODA – Associação do Cante Alentejano.

 

Esta é uma feira “sem recinto”, com vários espaços localizados um pouco por toda a vila de Cuba, onde cada associação “mostrará o que a sua região tem de melhor, a par de um programa repleto de atividades”, adianta a organização. A abertura do certame está agendada para as 19:00 horas de hoje, no largo do Tribunal, com desfile do Grupo Coral Os Ceifeiros de Cuba. Pelos vários palcos da feira passarão ainda o grupo de bombos Gigabombos, da Associação Cultural do Imaginário, de Évora; a Milícia Templária de Tomar; folclore da Bretanha; Allma; Vacas do Fogo; André Cabaço (Moçambique) e Ao Romper da Bela Aurora.

 

Amanhã, sábado, destaque para o colóquio sobre cante, intitulado “Polifonias do Mediterrâneo” (10:00 horas), para a II Maratona do Cante (12:00, 16:00 e 20:00 horas) e para desfiles de grupos corais (14:00, 17:00 e 21:00 horas). Atuarão ainda, a partir das 18:00 horas, Maria Infante e os Caprichosos+, Homem Nuvem, Concordu Lussurzesu (Sardenha), Caretos de Podence, Trio Odemira, Vacas de Fogo, Silvano Sanches (Cabo Verde) e Ao Romper da Bela Aurora.

 

No domingo, a partir das 16:00, haverá arruada da Milícia Templária de Tomar, folclore da Bretanha e Pauliteiros de Miranda. A partir das 18:00 horas subirão ao palco a Fábrica da Música & Fabriketa Musical, En’cante Com Alma, bandas de Cuba e Alcáçovas + chocalhofone e grupos corais.

 

Na área da música, a feira vai integrar desfiles de grupos corais por ruas, na sexta-feira e no sábado, a 2.ª Maratona do Cante, em restaurantes, tabernas e espaços expositivos, e um concerto de Homem Nuvem, no sábado, às 19:00, no Eco Palacete Borralho Relógio, e dois concertos do grupo coral e instrumental En'Cante com Alma, no domingo, em duas tabernas, um às 19:00 e outro às 19:30. 

 

Espaços expositivos onde associações convidadas vão mostrar o que as suas regiões têm de melhor, degustação de produtos regionais, tabernas e espaços de comes e bebes, artesanato ao vivo, duas exposições, dois colóquios, um sobre competitividade empresarial e outro sobre polifonias do Mediterrâneo, e uma oficina de cante alentejano são outras ofertas da feira. Para garantir a mobilidade dos visitantes, a organização vai disponibilizar, gratuitamente e durante os três dias, passeios de charrete e um comboio com circuito pelos vários espaços da feira espalhados pela vila.

 

Comentários