Diário do Alentejo

Vila de Frades celebra o vinho de talha e os produtos característicos da região

06 de dezembro 2024 - 08:00
Vitifrades até domingo
Foto | VitifradesFoto | Vitifrades

“As Festas Báquicas são o maior evento de promoção e de salvaguarda do vinho de talha enquanto produto secular e que tem promovido ao longo dos anos a ligação entre gerações que transformam este património material e cultural numa realidade bem viva. Temos, por isso, Vila de Frades, a capital do vinho de talha, preparada para receber todos aqueles que nos querem visitar”. É desta forma que Ricardo Bonito, presidente da Vitifrades – Associação de Desenvolvimento Local, apresenta a 25.ª edição do certame que celebra não só o vinho de talha, mas também “o pão, os enchidos, o azeite, as laranjas e outros produtos característicos da nossa região”.

Do “variado” programa, a organização destaca, para além dos diferentes espetáculos musicais, o colóquio “Antão Vaz: Uma casta, uma região”, promovido em parceria com a Escola Profissional Fialho de Almeida (hoje, dia 6, às 14:00 horas), a exibição da nova imagem “Capital do vinho de talha” (amanhã, sábado, às 11:00 horas), a apresentação da candidatura “Cidade europeia do vinho 2026” (sábado, às 11:30 horas), o encontro de grupos corais em homenagem aos 10 anos da elevação do cante (sábado, às 16:00 horas), a atuação de Buba Espinho (sábado, às 22:00 horas), o 25.º concurso “Os melhores vinhos de talha – Professor Francisco Colaço do Rosário” (domingo, às 14:30 horas) e a rota das adegas (domingo, às 16:00 horas).

“Neste ano vamos ter alguns expositores de Espanha, internacionalizamos um pouco a feira, e, neste momento, temos uma taxa de ocupação hoteleira a rondar os 100 por cento. [Por isso], os impactos são muito significados, quer a nível económico, cultural ou social. É neste sentido que revemos a importância da Vitifrades naquilo que é o desenvolvimento do concelho”, adianta.

A inauguração oficial do certame está agendada para hoje, sexta-feira, às 18:30 horas, no Centro Interpretativo do Vinho de Talha. Por sua vez, o seu término decorre no domingo, dia 8, com a atuação do grupo Os Improvisos do Sul, às 18:30 horas.

 

Ana Filipa Sousa de Sousa

Comentários