Diário do Alentejo

Os Sabores no Barro de Beringel

17 de março 2024 - 08:00
Foto| Ricardo ZambujoFoto| Ricardo Zambujo

Texto José Serrano

Inicialmente prevista para a primeira semana de abril, a edição 2024 de Sabores no Barro, evento promovido pela Junta de Freguesia de Beringel, em colaboração com a Câmara Municipal de Beja, vai decorrer entre os próximos dias 21 a 24. A divulgação e promoção de tradições culturais identitárias do território, como o “cante alentejano, a olaria e a gastronomia” são os objetivos do certame que, após 10 anos passados da primeira edição, se constitui como um ponto de encontro dos “’beringeleiros’ que se encontram a viver fora da região”, afirma Vitor Besugo, presidente da junta de freguesia da vila

“Com o alojamento disponível esgotado há já alguns meses”, informa o autarca, o evento, para além da confraternização que proporciona, “tem um importante impacto na economia de Beringel – e não só ao longo dos dias de certame, pois são muitos os que regressam, ao longo do ano, para conhecer melhor a nossa vila”. Com as expectativas em alta, uma vez que “temos já um número superior de artesãos inscritos para exporem os seus produtos”, e a certeza de Beringel vir a receber excursões de vários locais do País, Vitor Besugo destaca, do programa, no VII Congresso Oleiros do Sul, (que decorrerá no dia 22, no centro cultural, a partir das 14.30 horas), “onde se soltam conversas sobre o barro como matéria artística e de expressão e como elemento potenciador de desenvolvimento local e regional”.

Relativamente à música, o evento contará com a presença dos seus mais insignes “embaixadores” – António Zambujo, Buba Espinho, António Caixeiro, Bruno Chaveiro e Antelmo Serrado.

Na “tenda dos sabores”, onde funcionam as tasquinhas, o palco será dos Alma Sul, Rumo ao Sul, Sonido Andaluz, Luís Simenta e os TR3S & Roda. Assinalando os 10 anos da elevação do cante alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade, atuarão no Sabores no Barro 2024 oito grupos corais alentejanos. 

Comentários