Diário do Alentejo

“Talento e paixão...”

08 de julho 2026 - 09:00
Santa Luzia e o futebol regional homenagearam “Tonico” Sabino
Foto | Firmino PaixãoFoto | Firmino Paixão

Texto | Firmino Paixão

 

“Tonico” Sabino terminou a sua carreira de futebolista e a Junta de Freguesia de Santa Luzia, terra onde tem as suas raízes, homenageou-o. Uma festa bonita, uma homenagem justa, com a simplicidade de tudo aquilo que é genuíno, após 38 anos a representar diferentes clubes.

 

Os amigos estiveram lá, a família também, mas “Tonico” recebeu, igualmente, abraços de gratidão de Marcelo Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de Ourique, de Carlos Pereira, presidente da Associação de Futebol de Beja (AFBeja), de Leandro Oliveira, presidente da Junta de Freguesia de Santa Luzia, e de representantes de vários clubes entre os quais alguns dos que Tonico representou durante a sua carreira de jogador.

 

O autarca ouriquense não escondeu “a satisfação e grande orgulho com que nos juntamos, em redor do ‘Tonico’, para o homenagear mas, sobretudo, para lhe agradecer aquilo que ele fez pelo futebol no distrito de Beja, pelo seu talento e pela sua paixão, tornando-se num exemplo e numa referência no futebol e, acima de tudo, uma referência pela sua entrega e pela sua determinação”. O futebol, garantiu Marcelo Guerreiro “não é só feito de ‘Cristianos Ronaldos’, é feito de ‘Tonicos’, porque aqui é que está a essência do futebol”.

 

Carlos Pereira, líder da entidade que gere o futebol regional, admitiu que “é com enorme honra que a AFBeja marca presença neste evento, numa homenagem, mais do que merecida, ao nosso ‘Tonico’, que conheço desde há muitos anos e só tenho três palavras para o definir: dedicação, liderança e fair-play”, preconizando que “se todas a equipas tivessem um Tonico, o futebol seria diferente”.

 

Por último, usou da palavra Leandro Oliveira, autarca de Santa Luzia e colega de equipa do homenageado, garantindo, emocionado, que “o ‘Tonico’, tanto no futebol, como na vida, nunca esperou que os outros fizessem por ele. Sempre deu o seu contributo para que esta comunidade fosse mais forte e é isso que distingue as pessoas especiais”.

 

“Eu não sou destas coisas, mas é um dia especial para mim”, confessou “Tonico”, com uma lágrima ao canto do olho, agradecendo o apoio da família em todo o seu percurso desportivo.

 

Uma festa bonita, uma homenagem muito justa, o reconhecimento do talento e da cidadania de um ser humano simples, que tem grande paixão pelo futebol.

 

Comentários