Diário do Alentejo

42.ª Volta ao Alentejo começa hoje em Beja

26 de março 2025 - 08:00
Foto | DRFoto | DR

Texto | Firmino Paixão

 

A 42.ª Volta ao Alentejo “Crédito Agrícola” parte esta manhã da cidade de Beja para cumprir uma etapa com a extensão de 166,6 quilómetros, que ligará a capital da sub-região do Baixo Alentejo à cidade de Moura. A partida simbólica acontecerá na avenida do Brasil, pelas 11:30 horas e o pelotão cumprirá um percurso urbano com cerca de cinco quilómetros, até atingir a quinta da Suratesta, onde acontecerá a partida real para esta tirada que terá metas volantes em Vidigueira, Portel e Reguengos de Monsaraz e duas contagem para o “Prémio de Montanha”, em Vera Cruz e em Monsaraz. O pelotão que hoje arrancará de Beja para cumprir cinco etapas em linha, num total de 816,2 quilómetros, será composto por 130 ciclistas, de 19 equipas, entres elas todas as formações portuguesas de categoria “Continental”.

 

Na apresentação do certame, Paulo Arsénio, presidente do município de Beja, destacou que a cidade de Beja receberá a décima partida da Volta ao Alentejo, referindo: “Serão cinco dias em que, com um pouco mais de 800 quilómetros, todo o Alentejo será percorrido, uma prova que traz uma grande alegria às nossas estradas, às nossas aldeias, vilas e cidades, e uma grande alegria às nossas populações”.  

 

Já o responsável pela organização, Joaquim Gomes, da “Podium Events”, empresa que tem a seu cargo e organização técnica da corrida, destacou: “A Volta ao Alentejo teve sempre um grande significado para mim, quer enquanto corredor profissional, mas também enquanto diretor da organização”. O antigo ciclista sublinhou ainda que está causa “um evento que, em cinco dias, consegue cobrir um território que tem cerca de 30 mil quilómetros quadrados. Uma prova que passa pelas quatro sub-regiões do Alentejo, por cerca de 30 municípios, por territórios muito distintos entre eles, em que o ciclismo, e nestes 42 anos, sempre foi uma importante ferramenta de promoção territorial e de coesão entre as várias autarquias. Eu próprio me sinto alentejano, até pelo orgulho de constar na lista dos vencedores da Volta ao Alentejo em Bicicleta”, acentuou.

 

1.ª Etapa | 26 Março – Beja/Moura (166,6km) 

Partida simbólica na avenida do Brasil (11:30 horas), passagem pela rua Cidade de São Paulo, rua Bernardo Santareno, rua Ferreira de Castro, rua Dom Francisco Alexandre Lobo, rua Dom Afonso Henriques, rua Luís de Camões, largo Escritor Manuel Ribeiro, rua Gomes Palma, praça Diogo Fernandes, rua da Liberdade, avenida Miguel Fernandes, rua de Lisboa, rotunda da Força Aérea, quinta da Suratesta (partida real, 11:40), Cuba (12:00), Vidigueira meta volante (12:20), Vera Cruz (“Prémio de Montanha”, 12:30), Portel (meta volante, 12:54), Amieira (13:15), São Marcos do Campo (13:20), Cumeada (13:31), Reguengos de Monsaraz (meta volante, 13:44), São Pedro de Corval (13:53), Monsaraz (“Prémio de Montanha”, 14:08), Mourão (14:28), Granja (14:48), Amareleja (15:04), Póvoa São Miguel (15:20), Moura (meta na rua das Terçarias, 15:43).

Comentários