Diário do Alentejo

Corrida Viana-a-par-de Alvito regressa a 19 de janeiro

13 de dezembro 2024 - 14:30
Foto | Firmino PaixãoFoto | Firmino Paixão

Texto | Firmino Paixão

 

A sexta edição da Corrida Viana-a-par-de Alvito, uma prova de estrada entre castelos, com a distância 12 quilómetros, vai realizar-se no dia 19 de janeiro de 2025, com partida do castelo de Viana do Alentejo e chegada ao castelo de Alvito, com passagem por Vila Nova de Baronia. O programa incluirá também uma caminhada com 7,5 quilómetros e corridas para os escalões de formação. Trata-se de uma organização dos municípios de Alvito e de Viana do Alentejo, apoiada pelas respetivas juntas de freguesia.

 

A competição comemora a atribuição dos forais aqueles dois concelhos vizinhos, embora de distritos diferentes, o que ocorreu em 13 de janeiro de 1899.

 

A promoção da prática desportiva, aliada à divulgação turística dos territórios, são fatores associados a esta organização, cuja apresentação ocorreu nesta semana, na Biblioteca Municipal de Alvito, com a presença dos autarcas dos concelhos de Alvito e de Viana do Alentejo.

 

O edil anfitrião, José Manuel Efigénio, recordou que a Corrida Viana-a-par-de-Alvito “é uma prova que une dois concelhos vizinhos e amigos, une três freguesias, une dois distritos e une dois castelos, com um trajeto de 12 quilómetros, que dizem ser o percurso ideal para este tipo de corridas”, assegurando também: “Temos condições perfeitas para levar a bom termo esta organização, portanto, acreditamos que será um grande evento, como já foi no ano passado. O número de participantes tem vindo a crescer ano após ano, por isso, estamos convictos de que, em 2025, possa ser um verdadeiro sucesso”, concluiu.

 

Quanto ao autarca de Viana do Alentejo, José Miguel Duarte, reforçou a ideia de que: “É uma corrida de união entre dois povos que, no seu dia a dia, vivem em conjunto. As pessoas estão diariamente unidas e em comunicação, por questões sociais ou profissionais. Só estamos divididos burocraticamente, mas esta prova veio reforçar a união destes dois concelhos. A prova traz sempre muita gente de fora, que fica a conhecer os nossos maravilhosos concelhos e os motivos de interesse, para além dos castelos, que cada um tem para apresentar. O objetivo é reforçar as economias e a promoção turística das nossas terras”, assinalou.

 

Os organizadores esperam que a participação de atletas na próxima edição atinja as quatro centenas de atletas. No ano de 2023 a prova contou com 214 atletas e os vencedores absolutos foram Vanessa da Silva (Rio de Moinhos) e João Baiôa (Casa do Benfica de Reguengos de Monsaraz).

Comentários