Diário do Alentejo

Mértola United fora do “Distritalão”

01 de agosto 2023 - 11:45
Foto | Firmino PaixãoFoto | Firmino Paixão

Texto Firmino Paixão

 

O Mértola United Futebol Clube está oficialmente afastado do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Beja, em virtude de não cumprir as exigências regulamentares em vigor naquele organismo de tutela do futebol distrital, nomeadamente, no capítulo de organização técnica a que se refere o art.º 201 do capítulo 1 do Regulamento Oficial de Prova, aprovado com alteração em assembleia-geral realizada em 31 de maio de 2023.

 

Na alínea 201.1 do referido regulamento está claramente inscrito que “Os clubes participantes no Campeonato da 1.ª Divisão Distrital têm, obrigatoriamente, de inscrever e fazer constar das fichas técnicas dos jogos pelo menos 8 (oito) jogadores formados localmente”.

 

Ora, o clube com sede na vila de Mértola não tem escalões de formação e o seu plantel tem sido maioritariamente formado por jogadores vindos do Brasil, principalmente, do Santarritense Futebol Clube, “clube mãe” que aqui fazia rodar alguns dos seus atletas com o intuito de os mostrar, valorizar e potenciar a sua transferência para emblemas de maior dimensão desportiva, em Portugal ou na Europa.

 

Fundado em abril de 2022, o Mértola United entrou nas competições federadas do distrito de Beja pelo campeonato distrital da 2.ª divisão, concluído em 13 de maio último, competição que na última época desportiva venceu, sagrando-se campeão nesse escalão, o que por direito lhe garantia, caso as condições estivessem reunidas, a participação no escalão superior desta temporada.

 

O presidente do clube, Pedro Madeira, garantiu ao “Diário do Alentejo” que o clube não será extinto. Suspenderá o futebol sénior, mas continuará em atividade, estando mesmo em curso um programa de captação de jovens entre os seis e os 17 anos, com vista à formação de uma equipa de juvenis.

 

Valdemar Afonso, técnico que liderou este projecto e com quem o “Diário do Alentejo” se cruzou no último sábado em Serpa, cidade onde o Mértola United realizou uma partida amigável frente aos locais (na foto), estava visivelmente agastado com a situação, deixando no ar a possibilidade da sua ida para o Norte do País, onde tem um outro projecto desportivo.

 

A Associação de Futebol de Beja poderá obrigar-se a reformular o quadro competitivo da próxima época desportiva, ao nível da principal divisão em seniores masculinos.

 

Comentários