Diário do Alentejo

O espetáculo e a emoção estão de regresso à cidade de Beja

19 de outubro 2022 - 08:30
Foto | DRFoto | DR

A fase final do Torneio Nacional de Futebol de Rua realizar-se-á no Parque de Feiras e Exposições da cidade de Beja e vai decorrer entre os dias 21 e 23 de outubro, com a participação de seleções de 13 distritos, além das representações das regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

 

Texto Firmino Paixão

 

O evento é uma organização da Associação Cais, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Beja, cidade que, pela terceira vez recebe esta fase decisiva da competição (uma realizou-se no polidesportivo anexo à sede social do Despertar Sporting Clube, outra decorreu no auditório exterior da Casa da Cultura de Beja).

 

O torneio será disputado por 23 equipas (12 masculinas, seis femininas e três mistas) representando os distritos de Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu, mais as seleções da Madeira e dos Açores.

 

Estarão presentes também, na qualidade de delegações convidadas, uma equipa mista do Projecto Shave, e uma segunda do Projecto Street Soccer México.

 

O certame terá início na sexta-feira, 21, pelas 14:30 horas, com um desfile das delegações, com percurso ainda não identificado pela organização, seguindo-se a cerimónia protocolar de abertura oficial do torneio e um jogo de demonstração da modalidade.

 

No sábado, 22, a prova terá início pelas 09:00 horas, prologando-se até às 24:00 horas.

 

No último dia de competição as equipas voltarão ao retângulo de jogo a partir das nove da manhã, para realização das meias-finais, sendo que os jogos decisivos para consagrar os vencedores estão marcados para as 14:30 horas e a entrega de prémios e encerramento do evento às 15:30 horas.

 

O Futebol de Rua, segundo refere a Associação Cais, “foi um projeto iniciado em 2004, em parceria com inúmeras entidades públicas e privadas, promove a prática desportiva e a sua utilização como estratégia inovadora de intervenção, na promoção da inclusão social, sendo um instrumento de capacitação, no desenvolvimento de competências pessoais e sociais que ao longo dos últimos anos tem crescido e reunido importantes apoios”.

 

Nesta final serão escolhidos os atletas que representarão Portugal no próximo Mundial de Futebol de Rua.

 

As seleções que defenderão o distrito de Beja, patrocinadas pela ‘Pax-Jovem Associação Juvenil de Beja’, contarão com os seguintes atletas:

 

Feminina: Ana Costa, Ana Soeiro, Beatriz Modesto, Fátima Lima, Jéssica Pacheco, Lara Filipe, Margarida Bartolomeu.

Equipa Técnica: Saiming Fonta, Mariana Pacheco

 

Masculina: André Quintos, Avelino Galvão, Bruno Gomes, Francisco Raposo, Manuel Galvão, Miguel Mestre, Rudinelo Vieira, Sandro Cavaco.

Equipa Técnica: Fábio Pacheco, Gonçalo Lourenço, Miguel Romão.

Comentários