Diário do Alentejo

As principais competições da AFBeja (época 2022/23) foram sorteadas

03 de setembro 2022 - 15:00
A bola já vai rolando...
Foto | Firmino PaixãoFoto | Firmino Paixão

A Associação de Futebol de Beja (AFBeja) deu já o “pontapé de saída” para a época desportiva 2022/2023, com o sorteio das principais competições em seniores masculinos: os campeonatos distritais da 1.ª e 2.ª divisão e a pré-eliminatória da Taça Distrito de Beja. E com algumas novidades.

 

Texto Firmino Paixão

 

A primeira grande novidade é a, justificada, antecipação da data de início das provas, procurando evitar aquilo que sucedeu na época anterior, em que os clubes se obrigaram a realizar jogos a meio da semana, provocando uma inexplicável carga de jogos sobre futebolistas maioritariamente amadores.

 

O Campeonato Distrital da 1.ª Divisão, que na temporada 2021/2022 se iniciou no dia 3 de outubro, começará, esta época, no dia 18 de setembro. O campeonato do escalão secundário, cuja última edição começou igualmente no primeiro fim de semana de outubro de 2021, terá início, nesta época desportiva, no dia 24 de setembro.

 

Outra das novidades é o regresso do Sport Clube Odemirense e do Clube Desportivo Praia de Milfontes ao convívio dos primodivisionários, depois de uma época a competirem no escalão secundário, cumprindo uma desclassificação motivada pela desistência da prova, na época 2019/2020. O Sport Clube Odemirense recorde-se, iniciará esta época desportiva tendo no horizonte as comemorações do seu centenário, que celebrará no dia 9 de outubro de 2023.

 

Mas há mais novidades. Comecemos pelos abandonos, registando as desistências do Alfundão, do Alvorada de Ervidel, do Cabeça Gorda, do Odivelas, do Sabóia e do Amoreiras Gare. Depois, o regresso do Beringelense, do Figueirense, do Juventude de Boavista dos Pinheiros e essa outra novidade que foi a criação do Mértola United Futebol Clube, emblema que começará o seu percurso desportivo pelo escalão mais baixo da hierarquia competitiva regional, patamar em que irá também competir o Futebol Clube de São Marcos, despromovido, na época anterior, da primeira divisão.

 

Contabilizadas as saídas e as entradas, o campeonato da 2.ª divisão passou dos 29 clubes, na época 2021/2022, para 26 na próxima temporada. A prova principal continuará com o figurino que estreou no ano anterior com relativo sucesso, ou seja, com 12 clubes numa primeira fase a jogarem entre si, a duas voltas, e, no segundo momento, a separação entre os primeiros seis classificados, já com a manutenção assegurada, para disputarem o título, depois, o segundo bloco de seis equipas, classificadas entre o 7.º e o 12.º lugares, para disputarem a manutenção/descida.

 

TAÇA DISTRITO DE BEJA

Concorrem à Taça Distrito de Beja, em seniores masculinos, um total de 36, entre eles, os 12 emblemas que vão disputar o campeonato principal, mais 25 clubes da segunda divisão. O Pereirense disputará o campeonato mas não se inscreveu na Taça, a equipa B do Futebol Clube de Serpa está impedida pelo regulamento da prova, o Alvorada Futebol Clube, de Ervidel, e o Sabóia Atlético Clube, inicialmente inscritos, quer na Taça, quer no campeonato, renunciaram antes mesmo dos sorteios se realizarem.

 

Teremos assim, os seguintes 36 clubes a disputar a Taça Distrito de Beja: Aljustrelense, Almodôvar, Castrense, Despertar, Milfontes, Moura, Odemirense, Penedo Gordo, Piense, Renascente, Sporting de Cuba, União Serpense, Albernoense, Aldeia dos Fernandes, Aldenovense, Alvito, Amarelejense, Bairro da Conceição, Barrancos, Beringelense, Boavista de Pinheiros, Entradense, Ferreirense, Figueirense, Mértola United, Messejanense, Naverredondense, Negrilhos, Ourique, Salvadense, Santa Clara-a-Nova, Santa Luzia, São Domingos, São Marcos, Santaclarense, Sete.

 

Para efeitos de enquadramento das eliminatórias, existe a necessidade de realizar uma pré-eliminatória com a participação de oito clubes e com data de realização já marcada para o dia 5 de outubro, quarta-feira e feriado nacional. O sorteio colocou uma única equipa do escalão principal, o Piense, entre sete formações da segunda divisão.

 

Na segunda divisão distrital as duas renúncias conhecidas antes dos sorteios provocaram alterações no arranjo das séries. Ficámos então com duas séries de nove clubes (A e B) e uma de oito (C). As Séries B e C jogarão aos sábados e a Série A jogará ao domingo, exceto as partidas em que o Serpa B intervier na condição de visitado, de forma a desencontrar os seus jogos, quer da equipa principal do clube que está a competir no Campeonato De Portugal, quer do União Serpense, que disputa o campeonato principal da AFBeja.

 

Os sorteios, de resto, foram fortemente condicionados, tendo em conta a necessidade de desencontrar alguns jogos entre clubes com maior proximidade geográfica ou que utilizam instalações comuns. Quanto ao conteúdo dos sorteios, ressalta, desde logo, o dérbi entre o Milfontes e o Odemirense na jornada inaugural do campeonato.

 

A menos de um mês do início das principais provas no escalão de seniores masculinos, as equipas já estão no terreno, combinando estratégias ou afinando o modelo de jogo. Ou seja, a bola já rola um pouco por toda esta região sul alentejana, seja nos pelados ou nos relvados, palcos onde, não tardará, se viverão as grandes emoções do futebol.

 

Comentários