Diário do Alentejo

Campeonatos Nacionais Universitários decorrem em Beja

06 de maio 2022 - 18:20
Os Campeonatos Nacionais Universitários decorrem no Complexo Desportivo Fernando Mamede, na cidade de Beja
Foto | Firmino PaixãoFoto | Firmino Paixão

O Complexo Desportivo Fernando Mamede, na cidade de Beja, acolherá neste fim de semana, 7 e 8 de maio, os Campeonatos Nacionais Universitários, em pista ao ar livre, um evento organizado pela FADU-Federação Académica do Desporto Universitário.

 

Texto Firmino Paixão

A competição prolonga-se ao longo da tarde, terminando o primeiro dia de provas por volta das 18:55 horas, momento em terá início a prova de 10 000 metros em Marcha Atlético em femininos e masculinos.Cerca de duas centenas de estudante-atletas, femininos e masculinos, competirão em mais de 20 diferentes disciplinas, ao longo de um fim de semana que se prevê emotivo e durante o qual a Universidade do Porto tentará renovar o título coletivo. Os Campeonatos Nacionais Universitários, que contarão com o apoio da Câmara Municipal de Beja e do Instituto Politécnico de Beja, terão início amanhã, sábado, pelas 15:00 horas, com a prova de Salto com Vara para masculinos.

 

No domingo, bem cedo, a competição regressará com o Triplo Salto feminino, mantendo-se ao longo da manhã com diferentes disciplinas em competição. No encerramento do certame realizam-se as Estafetas Medley, com início às 13:00 horas para os atletas femininos e às 13:15 horas para os masculinos.

 

Segundo dados revelados, a Federação Académica do Desporto Universitário, promotora destes campeonato nacionais que a cidade de Beja acolherá, “tem atualmente em competição mais de 8000 praticantes filiados, divididos por 50 modalidades coletivas e individuais, envolvendo mais de 100 clubes e 500 equipas. Organiza anualmente 76 Campeonatos Nacionais Universitários e 48 regionais e atribui oficialmente 307 títulos nacionais universitários, culminando com a organização da Gala do Desporto Universitário, para homenagear os melhores do ano”.

Comentários