Diário do Alentejo

Guilherme Fernandes faz história na patinagem artística nacional

31 de março 2022 - 12:36

Guilherme Fernandes, do Clube de Patinagem de Beja, tornou-se no primeiro desportista invisual aprovado num teste de iniciação de patinagem, de Nível I, em Portugal. O marco histórico foi obtido no passado dia 13, no Pavilhão João Serra Magalhães, em Beja, com o público presente a prestar ao atleta, de oito anos, uma extraordinária ovação.

 

Texto José Serrano

 

O Pavilhão João Serra Magalhães registou, no domingo dia 13, uma das maiores ovações de sempre ocorridas no recinto municipal de Beja, com o público rendido, de pé, a Guilherme Fernandes, o primeiro desportista invisual aprovado num teste de iniciação de patinagem, de Nível I, em Portugal. A prova de patinagem artística do atleta do Clube de Patinagem de Beja (CPBeja), que ficará inscrita na história do desporto federado do país, aconteceu no âmbito de um encontro promovido pela Associação de Patinagem do Alentejo e Algarve, que reuniu, na cidade capital do Baixo Alentejo, vários clubes desportivos destas duas regiões, para a prestação de provas oficiais dos seus inscritos.

 

Guilherme Fernandes, de oito anos de idade, é patinador artístico do CPBeja desde os quatro, altura em que ainda frequentava o ensino pré-escolar e em que “foi desafiado por uma das suas grandes amigas”, que praticava a modalidade, para ir experienciar o desporto, recordaa sua mãe, Marta Comprido: “experimentou e gostou da sensação de caminhar sobre rodas, sendo que à medida que o Guilherme ia conseguindo atingir mais equilíbrio e velocidade, treino após treino, mais ele se entusiasmava pelo prazer que tinha em patinar”.

 

Um contentamento responsável pela vontade de o atleta, agora da categoria Benjamim, em progredir na modalidade, não se manifestando a sua deficiência visual impeditiva para a prática da patinagem artística – “de forma alguma, nada. Desde que ele nasceu, nós, pais, nunca lhe impusemos qualquer restrição ou barreira. A supervisão é que tem de ser diferente, seja a andar de bicicleta, de trotinete ou de patins. Desde que seja num espaço aberto, sem obstáculos, ele faz tudo isso sozinho, tal como as outras crianças da sua idade”.

 

Essa necessidade, para a prática desportiva livre de barreiras, é assegurada pelo CPBeja através de um espaço reservado ao atleta, no ringue do pavilhão municipal, durante os seus treinos de patinagem, com o objetivo de garantir a sua segurança. Treinos em que Guilherme Fernandes é acompanhado pela sua treinadora, Laura Ferro, que o auxilia na correção dos seus movimentos e na progressão da execução dos vários elementos artísticos da modalidade. Indicações técnicas que em ambiente de prova não lhe são fornecidas, à semelhança do que acontece com todos os outros atletas, precisando o patinador, exclusivamente, de indicações espaciais, que lhes são transmitidas pela treinadora: “é ela a sua guia dentro do ringue, quem lhe dá, verbalmente, orientações acerca do espaço”. Dessa forma, o silêncio exemplar do público, durante a prova, foi tão importante para que a informação da treinadora ao patinador se tivesse conseguido de forma absolutamente percetível, ajudando o atleta a superar esta prova e a atingir um objetivo muito desejado – “o Guilherme ficou muito contente com esta conquista, após semanas de treino intenso, repetindo, uma e outra vez, o esquema que apresentou. Agora já só pensa em alcançar o próximo nível”, sublinha Marta Comprido.

 

Luís Cunha, presidente do CPBeja – clube que manifestou publicamente o “orgulho imenso” que sente pelo seu patinador –, enaltece a paixão que o atleta tem à modalidade e a sua vontade em querer patinar cada vez melhor, através da importância que coloca em superar uma “dificuldade acrescida”.

 

Uma vontade de superação que, realça Marta Comprido, se constitui como um exemplo de força, face aos condicionalismos com que a vida se pode apresentar: “o Guilherme tem-nos mostrado, desde sempre, que não precisa do sentido da visão para viver. Felizmente, hoje em dia, existem novas ferramentas para combater esta incapacidade. Agarramo-nos a elas e ele mostra-nos que é possível progredir. Que é possível fazer tudo aquilo que os seus amigos fazem. Que é possível, acima de tudo ser feliz. Porque ele é feliz”.

 

Nota: a prova de patinagem de Guilherme Fernandes pode ser vista na página de Facebook do CPBeja, através do link https://www.facebook.com/watch/?v=983762209206747

 

Comentários