Diário do Alentejo

Esquadra da PSP de Moura vai ser requalificada

31 de março 2024 - 12:00
Investimento previsto de cerca de 700 mil euros
Foto| DRFoto| DR

Edifício da esquerda da PSP de Moura, com “problemas estruturais”, vai ser requalificado mediante contrato assinado entre o município e o Governo.

 

Texto Nélia Pedrosa

 

O presidente da Câmara Municipal de Moura, Álvaro Azedo, assinou na segunda-feira, dia 25, em Lisboa, o contrato interadministrativo com a Secretaria-geral do Ministério da Administração Interna e a Polícia de Segurança Pública (PSP) destinado à requalificação da esquadra da PSP, em Moura.

Segundo avançou o autarca ao “Diário do Alentejo”, trata-se de um investimento previsto de cerca de 700 mil euros (acrescido de IVA). Álvaro Azedo adiantou, ainda, que o projeto de requalificação da esquadra deverá “ser levado a reunião de câmara em finais de abril”, para depois ser lançada a empreitada, sendo que é previsível que as obras tenham um prazo de execução de “300 dias”.

De acordo com o presidente da câmara, o edifício da esquerda da PSP “tem problemas estruturais” e a sua requalificação irá “dignificar a presença da PSP em Moura”. “Os balneários não podem ser utilizados, as camaratas não podem ser utilizadas, há problemas que advêm da própria obra original, a parte elétrica, águas, esgotos, infiltrações.

[Tudo isto] cria, a quem tem de trabalhar todos os dias naquela esquadra, muitos problemas, daí também o montando próximo dos 700 mil euros, mais IVA”, reforça. Mas, apesar das “anomalias” do edifício, sublinha Álvaro Azedo, “os agentes dão todos os dias o melhor deles para servir bem a comunidade de Moura”.

O autarca frisa, ainda, que “os municípios têm de estar ao serviço do País para resolver problemas locais”, nomeadamente, “o problema da PSP, o problema das igrejas Património Nacional [algumas já intervencionadas], o problema da escola pública, os problemas da GNR – e nós, com o apoio das juntas de freguesia também estamos a fazer muitas intervenções nos postos da GNR no concelho. Tudo isto é responsabilidade nossa e é nesse quadro que nos temos mantido e vamos continuar a manter, ao lado do Estado, no sentido de tudo o que sejam edifícios que acolham serviços públicos estarmos à altura das nossas responsabilidades, sendo parceiros do Estado, resolvendo problemas”.

No total, os contratos assinados na segunda-feira, destinados a requalificar esquadras da PSP e quartéis da GNR em cinco municípios, representam um investimento de 4,2 milhões de euros.

Comentários