Diário do Alentejo

A rua, palco desportivo do antigamente!
Opinião

A rua, palco desportivo do antigamente!

José Saúde

17 de março 2024 - 08:00

O simbólico curvar das limitadíssimas vidas humanas transporta-nos para tempos passados em que a rua, como palco desportivo, se apresentava resplandecente para uma juventude que almejava contribuir despretensiosamente para um mundo considerado, para eles, como peculiar.

Crianças felizes, ainda que muitas deles se detivessem perante as carências que o clã familiar amiúde se deparava, porém, corriam alegremente, muitos delas descalças, por ruas enlameadas, desbravavam ventos e tempestades ou o calor de um verão onde as altas temperaturas destilavam suores em corpos joviais.

A rua foi, no fundo, um insofismável berço que concebeu excelentes notabilidades no universo desportivo. Na rua nasceram atletas que colocaram no púlpito genuínas referências e deram visibilidade, alguma mundial, ao local onde despontaram para a vida. Conheci essa irrefutável realidade, mas de acordo com a sua dimensão globalizada.

A tribo de amigos que conheci nos tempos de infância, desde a miudagem do largo do Ferreira ou a rapaziada do Rossio, em Aldeia Nova de São Bento, chão em que nasci, ou pelos grupos de crianças que integrei, em Beja, conduzem-nos a um nostálgico leque de soberanas lembranças que se estendem a tantos outros rapazinhos que proliferavam por esta pátria lusitana.

Particularizando a cidade onde cresci, um chuto na bola numa ruela assumia-se como uma infração à lei e com uma multa que se assumia como pesada para famílias em que o dinheiro, por norma, escasseava.

Aliás, esta presunção das forças da ordem de então alargava-se pelo mais recôndito lugar da região. Os polícias de giro na velha Pax Julia, nomeadamente, não davam folgas a uma miudagem que tentava fugir às perseguições de homens fardados, mas que cumpriam escrupulosas ordens do regime de então.

É óbvio que tudo é passado. Compreendo. Nada a contrapor. Todavia, ficaram as imagens de outrora estampadas em inegáveis recordações, bem como o progresso do universo desportivo que paulatinamente se fora readaptando com o evoluir dos tempos. Saudemos, pois, a extensão das novas modalidades e do elevado número de atletas agora em atividade, independentemente das idades que cada um ostenta. Saudemos, ainda, a elevada quantidade de coletividades que presentemente compõem o painel desportivo neste cantão sul-alentejano. Nesta exposta analogia é justo inserir no texto a seguinte frase: a rua, palco desportivo do antigamente!

Comentários