Diário do Alentejo

Alvito promove património e cultura

19 de abril 2024 - 12:00
“Entre os livros e as caminhadas” é organizado pela câmara em parceria com várias entidadesFoto | CM Alvito

Feira do livro, percurso pedestres, marionetas, passeios por Vila Nova da Baronia e por Alvito “para perceber hábitos e costumes pela voz dos protagonistas”, jantares e o espetáculo “A Canção de Intervenção e o 25 de Abril”, com músicas de Francisco Fanhais e AP Braga e leituras de Arlinda Mártires, são algumas das propostas do festival cultural que está a decorrer até domingo, 21, no concelho de Alvito.

 

Texto Nélia Pedrosa

 

Alvito recebe até domingo, dia 21, a primeira edição do festival de cultura “Alvito – entre os livros e as caminhadas”, que está a decorrer desde terça-feira, numa organização da câmara municipal, com o apoio de várias entidades. De acordo com José Efigénio, presidente da autarquia, o objetivo é aliar “o vasto e rico património” do concelho a vários eventos culturais, atraindo “não só a população em geral mas também o turismo”.

“Alvito tem feito de tudo para promover o que de bom temos aqui no interior do concelho, tanto a nível de património, como a nível cultural”, reforça o autarca, sublinhando que estão a trabalhar “na recuperação do património”, sendo “um bom exemplo” disso as grutas do Rossio, que deverão abrir ao público em 2025, e a criação de um centro interpretativo. É intenção, também, recuperar a igreja Matriz – “Não está dependente de nós, por isso é que é uma intenção –, assim como criar a Casa da Palavra do Raul de Carvalho, “o nosso poeta alvitense e tão importante que foi no século passado”, projeto esse que também deverá ser uma realidade no próximo ano, refere o presidente.

Para ontem, quinta-feira, estava prevista a apresentação do Plano de Desenvolvimento Estratégico do Concelho de Alvito, destacando José Efigénio, “na parte económica, o foco na tradição islâmica” que existe no concelho. “Isto acaba por ser o foco do plano estratégico, se calhar o caminho a seguir e com base neste caminho a seguir da tradição islâmica temos uma série de trabalho a desenvolver e acaba por trazer alguns investidores”, acrescenta.

Ainda que o festival de cultura “Alvito – entre os livros e as caminhas” não seja “um evento de massas”, sublinha o autarca, há eventos completamente lotados, como o jantar eco-gastronómico agendado para hoje, sexta-feira, em Vila Nova da Baronia, e o jantar com cante, que terá lugar amanhã, sábado, em Alvito. Os percursos pedestres “Memórias dos moinhos de Alvito” (amanhã) e “Rota de Sant´Águeda” (domingo), também “já têm muitas inscrições”. Bastante participadas foram igualmente as gincanas “De Alvito, percebo eu”, orientadas por “especialistas” e destinadas aos agrupamentos de escolas do concelho, com o objetivo de “mostrar o património às nossas crianças porque só assim é que se consegue que elas, no futuro, lhes deem a importância desejada”, frisa o presidente da câmara.

O programa reserva ainda, até domingo, uma feira do livro, espetáculos de marionetas (hoje e amanhã), assim como passeios por Vila Nova da Baronia e por Alvito (hoje e amanhã) “para perceber hábitos e costumes pela voz dos protagonistas”, o espetáculo “A Canção de Intervenção e o 25 de Abril”, com músicas de Francisco Fanhais e AP Braga e leituras de Arlinda Mártires (amanhã), e o almoço “Cocaria”, em Vila Nova da Baronia, “uma prática multissecular, símbolo da verdadeira arte da cozinha com barro num ‘lume de chão’” (domingo).

Comentários