Diário do Alentejo

Mostra de Artistas e Artesãos de São Luís regressa em agosto

22 de julho 2019 - 10:10
Rui Cambraia/Arquivo 'DA'

Artes plásticas, artes visuais, música, poesia, performances, workshops, artesanato e uma mostra de produtos locais são algumas das propostas da quinta edição de Montras – Mostra de Artistas e Artesãos de São Luís, evento que decorrerá naquela aldeia do concelho de Odemira entre os dias 10 de agosto e 7 de setembro.

 

Promovida pela Transição São Luís e pela comunidade local – entre artistas, artesãos, lojistas e habitantes e associações –, com o apoio do da Câmara Odemira, Junta de Freguesia de São Luís, Casa do Povo de São Luís e Sociedade Musical e Recreativa Sanluizense, a iniciativa será inaugurada nos dias 10 e 11 de agosto.

 

Entre as 17:00 e as 02:00 horas, as ruas do Comércio, Igreja e o largo da Casa do Povo serão encerrados ao trânsito, “tornando-se assim um amplo espaço comunitário onde se pode jantar numa esplanada e assistir a performances, concertos e animação de rua”.

A exposição das Montras estará patente ao público entre 10 de agosto e 7 de setembro.

 

A festa de encerramento acontecerá no dia 7 de setembro com a atuação dos Adiafa.

 

Segundo a organização, o Montras “é um exemplo de organização comunitária, independente, sem fins lucrativos nem apoios financeiros, durante o qual a aldeia de São Luís se transforma num centro de artes e convívio”.

 

Dentro “desse espaço descontraído, revela-se a criatividade local, sendo os olhares conduzidos para prédios, casas e lojas antigas, nascendo daí o interesse pela regeneração comercial, urbanística e social da aldeia”, acrescenta.

 

Todos os participantes “doam a sua arte ou trabalho de forma voluntária”, para fazer acontecer as Montras. Ainda de acordo com os promotores, o objetivo “é estimular a valorização da comunidade da freguesia de São Luís, a promoção da coesão comunitária e entreajuda, bem como o fortalecimento da resiliência e sustentabilidade local e regional”.

Comentários