Diário do Alentejo

Cante, Património Mundial, assinalado com exposição em Beja

18 de fevereiro 2024 - 14:00

Texto | Geada de Sousa

 

O 10.º aniversário da classificação do cante alentejano como Património Imaterial da Humanidade vai ser assinalado com uma mostra de filatelia, que irá ser realizada pelo Grupo Filatélico da Associação de Dadores de Sangue de Beja. Apesar de esta data ocorrer somente em Novembro, a exposição que a celebra vai realizar-se de 3 a 8 de Maio. Terá como cenário, em plena zona histórica bejense, o primeiro andar da sede do Centro Unesco para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Humanidade, sito no n.º 74 da rua do Sembrano.

Para ser usado no dia da sua inauguração, o Grupo Filatélico dos Dadores de Sangue pediu, aos correios, através da Federação Portuguesa de Filatelia (organismo onde está inscrito), a confecção de um carimbo comemorativo (CC) para ser usado no dia da sua inauguração, num posto de correios que (espera-se) irá funcionar no local da exposição, das 16:00 às 17:00 horas.

Para o desenho do CC foi preciosa e imprescindível a colaboração da professora Bárbara Barão, da Escola Secundária Diogo Gouveia, que incentivou a sua turma do 12.º E,  curso Científico-Humanístico de Artes Visuais, na disciplina de oficina de artes, a fazer um desenho, com as necessárias características, para os competentes serviços dos CTT correios produzirem o carimbo. Da mais de dezena de trabalhos, um “júri” local escolheu o da aluna Sofia Silva Guerreiro Machado e que ilustra a “Filatelia” de hoje.

Nota curiosa: o desenho da Sofia não é o primeiro, em Beja, criado exclusivamente para dar origem a um CC. Anteriormente, nos anos 80 e 90 do século passado, o mesmo aconteceu a três jovens alunos das escolas secundárias da cidade. Foram então escolhidos trabalhos de Carlos Pinto, Daniel Galveias e Francisco Jorge Sousa.

O cante foi distinguido pela Unesco no dia 27 de Novembro de 2014. Ano e meio depois, a 27 de Abril, os correios emitiram uma série comemorativa da efeméride que teve dois selos, ambos ligados aos trajes dos intérpretes: o selo de 0,47€ mostra-nos um “pormenor de traje masculino do Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa” e o de 0,80€ “um traje do Grupo Coral Feminino da Cantares de Alcáçovas”. O desenho foi do Atelier Design&etc e ainda se encontra em circulação.

 

Mais uma emissão de selos em Fevereiro

 

Para além das duas emissões anunciadas na última “Filatelia”, foi agendada mais uma para o dia 21. Trata-se da comemoração dos 100 Anos da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique.

A juntar aos quatro habituais carimbos de primeiro dia de circulação, está previsto um outro que estará em uso na loja dos CTT em Paço de Arcos.

Comentários