Diário do Alentejo

Eduard Prades (Caja Rural/RGA) coroado na praça do Girado

25 de março 2024 - 10:00
41.ª Volta ao Alentejo em Bicicleta “Crédito Agrícola”
Fotos | Firmino PaixãoFotos | Firmino Paixão

Texto: Firmino Paixão

 

O catalão Eduard Prades (Caja Rural/Seguros RGA) venceu a 41.ª Volta ao Alentejo em Bicicleta “Crédito Agrícola”, certame que terminou, neste domingo, na praça do Giraldo, na cidade de Évora. A vitória coletiva coube à equipa da Efapel Cycling, comandada pelo antigo corredor José Azevedo.

 

A derradeira etapa desta edição da “Alentejana” foi a mais extensa das cinco em que o pelotão rolou pelas estradas da grande região alentejana. Teve início em Nisa e, 187,9 quilómetros depois, terminou em Évora.

 

 Multimédia0

 

Foi a etapa da consagração, mas não a etapa da resignação dos vencidos. A consagração do português Iúri Leitão (Caja Rural/Seguros RGA) como um dos melhores sprínteres da actualidade (venceu a classificação por pontos) e a consagração do seu companheiro de equipa Eduard Prades, como trigésimo nono vencedor da Volta ao Alentejo em 41 edições disputadas (Carlos Barbero e Orluis Aular venceram duas edições cada um).

 

A tirada disputou-se a uma boa média, 44, 134 km/hora, e teve uma ou outra vez ciclistas em fuga, mas a chegada foi disputada ao sprinte e sempre com a incerteza quanto ao vencedor porque as bonificações da meta final (10, 6 e 4 segundos aos três primeiros) poderia anular a escassa vantagem de quatro segundos em relação ao segundo classificado, com que Prades saiu de Nisa. Porém, a formação do país vizinho trabalhou muito ao longo da tirada e só deixou escapar ciclistas que não faziam perigar a liderança. Francisco Peñuela (RP/Boavista) foi segundo, a 4’’, Abner González (Efapel Cycling fechou o pódio, a 6’’ e fica o destaque o odemirense Afonso Silva (Tavira/SC Farense), quarto na geral e melhor português a 13’’ do líder.

 

O pelotão acabou por entrar compacto na cidade eborense e, nos metros finais, Iúri Leitão sprintou para a vitória na tirada, permitindo que o seu companheiro de equipa conquistasse o triunfo na Volta. A “Alentejana” 2024 iniciou-se em Castro Verde, na última quarta-feira, com a participação de 124 ciclistas (terminaram 105) de 18 equipas.

 

Multimédia1

 

Vencedores 41.ª Volta ao Alentejo em Bicicleta “Crédito Agrícola”

 

Geral Individual (Camisola Amarela): Eduard Prades (Caja Rural/RGA)

Geral por Pontos (Camisola Verde): Iúri Leitão (Caja Rural/RGA)

Prémio Montanha (Camisola Azul: Francisco Guerreiro (Kelly/Simoldes)

Prémio Juventude (Camisola Branca): Sérgi Darder (Illes Baleares)

Equipas: Efapel Cycling

 

Multimédia2

Comentários