Diário do Alentejo

Misericórdia de Évora triplica refeições a carenciados

14 de maio 2020 - 17:35

A Santa Casa da Misericórdia de Évora (SCME) quase triplicou o número de refeições que a sua cantina social serve diariamente aos mais carenciados, devido à pandemia da covid-19. "Houve um aumento da procura de pessoas a quererem alimentação" e, desde o início da pandemia, "o número de refeições servidas triplicou", afirmou o provedor da SCME, Francisco Lopes Figueira.

 

Segundo a instituição, a cantina social - em funcionamento desde 2013 no Recolhimento Ramalho Barahona, um dos lares da SCME - "serviu diariamente 35 refeições" em março deste ano, tendo passado, atualmente, para "103 refeições por dia".

 

Os 35 agregados familiares e 52 beneficiários apoiados, referiu a SCME, foram encaminhados para esta resposta pelo Instituto de Segurança Social, pela Unidade de Rede para os Sem-Abrigo, pela Associação Pão e Paz, pela Refood, pela Cruz Vermelha e outras instituições.

 

"A identificação das pessoas que necessitam continua a ser a mesma, tirámos foi os limites e damos alimentação a quem precisar, desde que se constate que tem o mínimo de necessidades desse apoio", sublinhou o provedor da SCME, acrescentando que a instituição tem "uma grande capacidade" para servir refeições, por ter "uma cozinha industrial de elevada capacidade", que pode "fazer mais 100 ou 200 refeições por dia ou até mais do que isso sem criar constrangimentos".

 

"Estamos a servir à volta de 100 refeições por dia e todos os dias sobem os números", notou o responsável, prevendo que o número de pedidos "suba consideravelmente".

 

De acordo com Francisco Lopes Figueira, a instituição tem várias modalidades para o fornecimento das refeições, de entre as quais um balcão onde podem ser levantadas, e voluntários que as fazem chegar a quem mais necessita.

 

A cantina social da Misericórdia de Évora serve diariamente almoço e jantar a pessoas carenciadas e o número de beneficiários varia de acordo com condicionantes externas, como situações de crise e aumento do desemprego.

Comentários