Diário do Alentejo

Politécnico de Beja mantém aulas não presenciais

10 de maio 2020 - 10:10

O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) vai manter aulas à distância e permitir atividades presenciais de aulas práticas e laboratoriais "imprescindíveis" para alunos poderem concluir o ano letivo, devido à covid-19, revelou o presidente da instituição, João Paulo Trindade, acrescentando terem sido adotados "todos os mecanismos de flexibilidade" para permitir as atividades letivas do segundo semestre e que os estudantes terminem o ano letivo 2019/2020 dentro do calendário escolar previsto.

 

Neste sentido, precisou, tal como aconteceu durante o estado de emergência, o IPBeja vai "manter no geral as aulas à distância até ao final do 2.º semestre" e, a partir do dia 18 deste mês, "abrir a possibilidade" de alunos realizarem "atividades presenciais de aulas práticas e laboratoriais imprescindíveis à conclusão do ano letivo no calendário previsto".

 

Segundo João Paulo Trindade, cabe às direções das quatro escolas do IPBeja identificar as disciplinas com atividades presenciais "imprescindíveis" e devem "privilegiar-se" se necessário as dos últimos anos de cada curso. Nos casos das disciplinas identificadas, o IPBeja vai permitir, a partir do dia 18 deste mês e até ao dia 19 de junho, a presença de alunos nas suas escolas para as atividades presenciais consideradas "imprescindíveis".

 

O IPBeja também vai permitir que os alunos com dificuldades no acesso às aulas e à avaliação à distância "por motivos de ordem técnica e/ou de necessidade de equipamentos" possam ter acesso às suas escolas. As atividades letivas e não letivas presenciais "deverão respeitar" as medidas definidas pelo IPBeja para "garantir o cumprimento das recomendações das autoridades de saúde" relativas à covid-19, como o distanciamento social, o uso de equipamentos de proteção individual, como máscaras, e normas de desinfeção.

 

João Paulo Trindade disse que há a "situação mais complicada" da "incerteza" de os alunos do curso de Enfermagem da Escola Superior de Saúde do IPBeja poderem realizar horas presenciais de ensinos clínicos e estágios em hospitais e centros de saúde. O curso de Enfermagem inclui aulas práticas de laboratório que "poderão ser realizadas" na Escola Superior de Saúde, mas também "horas presenciais de ensinos clínicos e estágios que os alunos têm mesmo de fazer em instituições de saúde.

 

A realização destas horas presenciais "não depende só do IPBeja e implica que as instituições de saúde possam acolher os alunos" e, atualmente, devido à covid-19, "a nível nacional, por razões óbvias, não está a ser fácil as instituições de saúde disponibilizem lugares para alunos dos cursos da área poderem realizar horas presenciais".

 

Ainda de acordo com João Paulo Trindade, o IPBeja está "em contacto" com as instituições de saúde parceiras para "avaliar a possibilidade de os alunos de Enfermagem realizarem "algumas horas presencias", mas "ainda há uma incerteza quanto a essa possibilidade".

 

Em relação à avaliação, a instituição refere que devem ser adotados "por norma" procedimentos de avaliação à distância, "garantindo a segurança e a igualdade de acesso por parte dos alunos, devendo concretizar-se ações que previnam, o mais possível, potenciais situações de fraude”. Foi também decidido permitir aulas presenciais e procedimentos de avaliação presencial de aprendizagens ou ambos nos casos "devidamente justificados" e em que o recurso a plataformas tecnológicas "não seja considerado viável".

 

Em relação a estágios, o IPBeja permite que decorram "em alternativa ou complementarmente" de forma presencial, "mediante acordo, vontade e consentimento do aluno e da entidade acolhedora", ou à distância, se o tipo de atividade o permitir e a entidade de acolhimento concordar. Nos casos em que "não seja possível" uma daquelas modalidades, o estágio pode ser substituído por "metodologias e técnicas adequadas aos objetivos da formação em contexto de trabalho", como um projeto, trabalhos de aplicação, estudo de casos, ambientes de simulação remota ou monografias.

Comentários