Diário do Alentejo

Covid-19: 25 doentes recuperados em Moura

30 de abril 2020 - 18:00

Vinte e cinco dos 33 residentes no bairro Espadanal, em Moura, que foram infetados com o novo coronavírus responsável pela doença covid-19 estão recuperados, revelou o coordenador do serviço municipal de proteção civil. Na segunda-feira, foram feitos novos testes aos 60 residentes na comunidade do Espadanal, na periferia da cidade de Moura e de entre os 33 que foram infetados 25 testaram negativo e estão recuperados e oito voltaram a testar positivo, precisou Diogo Saraiva.

 

Segundo o responsável, os restantes 27 residentes no Espadanal que tinham testado negativo nos primeiros testes voltaram a ter os mesmos resultados na segunda-feira. O primeiro caso confirmado de infeção pelo novo coronavírus na comunidade do Espadanal foi o de um homem, que esteve internado no hospital de Beja, mas já teve alta e regressou a casa no bairro, disse Diogo Saraiva.

 

Após o primeiro caso, foram feitos testes aos outros 59 residentes no bairro, o que permitiu detetar mais 32 pessoas infetadas, subindo para 33 o número total de casos de infeção confirmados. A comunidade do Espadanal foi a primeira do concelho de Moura a registar casos de infeção e depois seguiram-se as comunidades do sítio do Margaçal e de Vale do Touro.

 

No sítio do Margaçal, localizado no troço da Estrada Nacional 255 que liga a cidade de Moura e a vila de Pias, foram confirmados sete casos de covid-19 entre os 14 moradores, após terem sido feitos testes a toda comunidade na sequência da deteção da infeção numa residente.

 

Na comunidade de Vale do Touro, situada perto da cidade de Moura, foram confirmados 23 casos de covid-19 entre os 100 moradores, depois de terem estado em contacto direto com uma mulher residente no concelho de Portel, no distrito de Évora, que testou positivo e foi a primeira mãe infetada com o novo coronavírus a ter um bebé no Alentejo.

 

No conjunto das três comunidades, já foram confirmados 63 casos de infeção, 38 dos quais estão ativos. Segundo Diogo Saraiva, os agregados familiares das três comunidades que têm pelo menos um membro infetado estão em confinamento obrigatório e o respetivo cumprimento está a ser assegurado pelas forças de segurança. Os agregados familiares sem membros infetados estão a apoiar os que estão em confinamento obrigatório no acesso a alimentação, a medicação e a outros bens essenciais.

 

Segundo o 'site' da Direção-Geral da Saúde (DGS), no Alentejo, há 218 casos de infeção confirmados e registo de um morto associado à covid-19.

Comentários