Diário do Alentejo

Covid-19: Registada primeira morte no Alentejo

03 de abril 2020 - 13:05

A Direção-Geral de Saúde (DGS) confirmou hoje a ocorrência de uma primeira morte no Alentejo devido à pandemia de covid-19. Até ao momento não foram divulgados elementos complementares sobre esta morte. Segundo a DGS, há agora 62 casos positivos no Alentejo, três dos quais no concelho de Beja e outros três no de Serpa. O distrito soma um total de 17 casos positivos.

 

Na área da Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARSA), Évora é o município com mais doentes: 15. Um número que se tem mantido estável nos últimos dias. Reguengos de Monsaraz soma sete casos positivos, entre os quais duas funcionárias de um lar de idosos. Em Santiago do Cacém estão registados seis doentes, em Sines e Grândola três.

 

Dos 17 casos de covid-19 registados até agora no distrito de Beja, três encontram-se internados no Hospital José Joaquim Fernandes, entre eles uma idosa de um lar em Vila Verde de Ficalho. Os testes efetuados aos restantes utentes deram resultado negativo. Haverá nesta altura cerca de 90 pessoas em vigilância ativa, em casa, por parte dos serviços de saúde.

 

Em Serpa, a Câmara Municipal anunciou a cedência, a título de empréstimo temporário, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de uma casa com capacidade para oito pessoas. "Sabendo que neste momento crítico são também os bombeiros os homens da linha da frente no combate à covid-19, transportando e assistindo quem mais precisa, o município cedeu este espaço para que os operacionais da corporação possam descansar, sem colocar as suas famílias em risco, e assegurar o seu trabalho, ainda mais importante neste momento", refere o vice-presidente da autarquia, Carlos Alves.

 

Paulo Arsénio, presidente da Câmara de Beja, revela que o plano municipal de emergência e proteção civil para o combate à covid-19 prevê que possam vir a ser utilizadas três unidades hoteleiras da cidades (hotéis Francis, Santa Bárbara e Mélius) para alojamento de pessoal do setor da saúde. Os pavilhões das escolas de Santa Maria e Superior de Saúde e o pavilhão municipal João Serra Magalhães estão aptos a receber ate 130 pessoas de comunidades migrantes a quem seja imposto um período de quarentena.

 

Ainda segundo o autarca, estão criadas condições para acolher mais de 350 idosos provenientes de lares onde sejam detetados casos positivos, em espaços como a Pousada da Juventude, o Seminário Diocesano de Beja, as instalações do Regimento de Infantaria (capacidade para um máximo de 200 pessoas) e o pavilhão dos sabores, no Parque de Feiras e Exposições da cidade. No Regimento de Infantaria há ainda a possibilidade de alojar até 50 bombeiros que seja necessário mobilizar para a região, encontrando-se a Base Aérea nº 11 em “stand by” para responder a qualquer necessidade.

Comentários