Diário do Alentejo

Covid-19: Número de doentes sobe para 34 no Alentejo

28 de março 2020 - 12:55

O número de doentes com covid-19, no Alentejo, subiu para 34, mais quatro do que ontem, não se tendo registado até ao momento qualquer óbito devido à doença. A informação foi avançada ao início da tarde deste sábado pela Direção-Geral de Saúde (DGS), segundo a qual os municípios de Évora e de Grândola continuam a ser os mais atingidos pela evolução da pandemia na região.

 

Enquanto que em Grândola se mantêm seis doentes infetados, o número de casos positivos subiu em Évora, onde existem agora 12 doentes. A DGS confirma ainda a existência de três casos positivos em Reguengos de Monsaraz. 

 

Na lista divulgada pela DGS constam apenas os concelhos com três ou mais doentes referenciados até à 24 horas de ontem. No entanto, em Santiago do Cacém, o presidente da Câmara, Álvaro Beijinha, confirmou a meio da manhã de hoje o registo dos três primeiros casos de covid-19.

 

“Pelo princípio de transparência e direito de informação à população, informo que se regista, à data de hoje, os primeiros três casos confirmados de covid-19 no nosso município. Segundo informações da Autoridade Local de Saúde, os mesmos encontram-se em total isolamento profilático e estão estáveis”, refere Álvaro Beijinha, apelando ao "respeito escrupuloso do período de isolamento social”. 

 

Em Évora começou ontem a funcionar o novo centro de testes à covid-19, instalado no complexo desportivo municipal de Évora. “A Câmara cedeu esta infraestrutura à Administração Regional de Saúde, o que aumenta a capacidade instalada no concelho e no distrito, sendo possível até responder em termos nacionais, se houver necessidade”, explicou o presidente da autarquia local, Carlos Pinto de Sá.

 

“Vamos combater esta pandemia e assegurar que o tempo de resposta é curto ou, pelo menos, mais reduzido do que aquilo que se previa. Temos, assim, mais condições para continuar a responder positivamente a este problema, para que possamos retomar a normalidade o mais rapidamente possível”, acrescenta.

Comentários