Diário do Alentejo

Covid-19: Aumento de casos no Alentejo “é o esperado”

26 de março 2020 - 17:00

O aumento do número de casos de covid-19 no Alentejo "é a evolução esperada na situação epidemiológica em curso, pelo que se deve manter a serenidade e evitar medidas discriminatórias e de invasão de privacidade dos casos e seus contactos”. A advertência foi feita esta tarde, em comunicado, pela delegada regional de saúde, Filomena Araújo.

 

De acordo com o boletim diário da Direção-geral de Saúde, o Alentejo soma agora 20 doentes com covid-19. Évora com oito casos e Grândola com seis são os municípios onde se registam mais casos. "A maioria resultou de infeções contraídas fora do País, ou fora da região”, acrescenta Filomena Araújo, garantindo que os serviços de saúde "continuam o trabalho de deteção precoce, vigilância e controlo para minimizar o número de casos".

 

"Importa, a nível individual e coletivo, manter as medidas que promovem a contenção da doença por parte de todos os cidadãos”, sublinha Filomena Araújo, num comunicado onde salienta a necessidade de”colaboração e apoio à atividade dos profissionais de saúde e dos agentes de proteção civil, confiantes de que todos estão a fazer o seu melhor".

 

"Consciente de que o Alentejo e todos os que aqui residem e trabalham, saberão estar unidos na luta contra este desafio global enorme, não posso deixar de apelar à participação ativa de todos para que sigam as recomendações que forem sendo difundidas, de acordo com a evolução da situação”, acrescenta.

 

De acordo com a delegada de saúde,  as medidas de isolamento social "não deixam de parte valores fundamentais como a solidariedade, a interajuda e o cuidar dos mais vulneráveis, tendo sempre presente as regras de distanciamento social, higiene das mãos e etiqueta respiratória".

 

"A rede de saúde pública da região, tem ativamente participado nas medidas de contenção, promovendo a avaliação de todos os casos suspeitos identificados, a vigilância de todos os casos que o justificaram e a investigação epidemiológica”, conclui.

Comentários