Diário do Alentejo

Câmara de Vidigueira com orçamento de 9,1 milhões

09 de janeiro 2020 - 21:15

A Câmara de Vidigueira (CDU) tem este ano um orçamento de 9,1 milhões de euros, que é inferior em cerca de 300 mil euros ao de 2019 e aposta em apoios sociais. O orçamento para este ano, de 9.164.924 euros, menos 306.076 euros do que o de 2019, já foi aprovado pela Câmara e pela Assembleia Municipal de Vidigueira, precisou Rui Raposo.

 

Segundo o autarca, o orçamento "mantém a aposta" do município "nos apoios sociais à população, à educação e ao ensino", na regeneração urbana, com "um número significativo de projetos", e na promoção da cultura e do desporto, "com forte componente de apoio ao movimento associativo".

 

O "investimento na qualidade dos serviços urbanos", sobretudo os de limpeza urbana e manutenção de espaços verdes, e "a promoção do território virada para o desenvolvimento económico e social" do concelho, com projetos como o da candidatura do vinho de talha a Património Cultural Imaterial da Humanidade e outros "em torno desta temática", são outras das apostas do orçamento, indicou.

 

O município prevê 6.690.664 euros de despesas correntes e destina 2.474.260 euros para investimentos este ano. Dos investimentos previstos no orçamento para este ano, o autarca destacou as obras de reabilitação integral de edifícios de habitação social na Horta de S. João, na vila de Vidigueira, num investimento de cerca de 200 mil euros, no âmbito do Plano de Ação Integrado para as Comunidades Desfavorecidas.

 

As obras, que serão comparticipadas em 85% por fundos comunitários, visam "criar condições habitacionais necessárias" às famílias que moram nos edifícios e proporcionar também "a integração de mais dois agregados familiares em situação de carência”. O orçamento prevê também a criação de um parque verde urbano e de ciclovias e vias pedonais e obras de requalificação da Praça da República e do Pavilhão de Desportos na vila de Vidigueira, além da criação do Parque Fluvial do Guadiana em Pedrógão. Segundo Rui Raposo, a Câmara de Vidigueira mantém este ano as taxas dos impostos municipais.

 

Em termos de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), a autarquia mantém as taxas de 0,32% para prédios urbanos e de 0,8% para prédios rústicos. Ao nível da Derrama, a câmara mantém a taxa reduzida de 0,01% para as empresas do concelho com volume de negócios até 150 mil euros e a taxa de 1% para as empresas com volume de negócios superior a 150 mil euros.

 

O orçamento para este ano foi aprovado pelo município com os votos a favor dos dois eleitos da gestão CDU e, da parte da oposição, a abstenção dos dois vereadores do PS e o voto contra da vereadora do Movimento Vidigueira Independente (MVI).

 

Na Assembleia Municipal de Vidigueira, o orçamento foi aprovado com votos a favor dos 11 eleitos da maioria CDU e contra de um eleito do PS e dos três eleitos do MVI e as abstenções de quatro eleitos do PS.

Comentários