Diário do Alentejo

Município de Cuba aumenta orçamento para 7,7 milhões

26 de dezembro 2019 - 10:20

A Câmara de Cuba aprovou um orçamento de 7,7 milhões de euros para 2020, superior em 1,2 milhões ao deste ano devido à subida "substancial" do investimento. O orçamento para 2020, de 7.707.505 euros, mais 1.229.659 euros do que o deste ano, já foi aprovado em reunião da Câmara de Cuba, no distrito de Beja, com os votos a favor dos três eleitos da maioria CDU e a abstenção dos dois vereadores da oposição PS, precisou João Português, presidente da autarquia, em declarações à Lusa.

 

Segundo o autarca, o orçamento "aposta em investimentos importantes para o desenvolvimento socioeconómico de todas as freguesias" do concelho, "sem esquecer as demais atribuições da responsabilidade do município". O aumento no valor do orçamento para 2020 em relação ao deste ano "deve-se essencialmente a um acréscimo substancial do investimento", explicou o autarca, referindo que o município prevê 4.851.026 euros de despesas correntes e destina 2.856.479 euros para investimentos no próximo ano.

 

Dos investimentos previstos para 2020, o autarca destacou as obras de reabilitação do Largo Cristóvão Cólon e zonas adjacentes, da rua 1.º de Maio e da Estrada da Circunvalação, na vila de Cuba, e dos centros culturais de Vila Alva e de Vila Ruiva. O arrelvamento do Campo de Futebol 11 em Faro do Alentejo, a construção de uma casa mortuária em Vila Ruiva e a repavimentação do troço entre a Sr.ª da Represa e a Estrada Nacional 258 em Vila Alva são outros dos investimentos previstos.

 

O orçamento para 2020 prevê também a construção do Ecopark do Alentejo Central, junto à barragem de Alvito, também conhecida por barragem de Albergaria dos Fusos, projeto que, segundo o autarca, está "dependente" da aprovação da candidatura a cofinanciamento por fundos comunitários, através da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior do Programa Valorizar do Turismo de Portugal. Além de obras, o orçamento inclui também "apostas em projetos imateriais de âmbito social, que cumprirão um papel importante para o concelho de Cuba e que representam um investimento significativo da autarquia".

 

Segundo João Português, em termos de impostos municipais, a autarquia decidiu baixar a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para prédios urbanos de 0,34% este ano para 0,30% em 2020, o mínimo permitido por lei. A câmara decidiu também manter em 2020 as taxas de Derrama de 1% e de 1,5% para as empresas do concelho com volume de negócios até 150 mil euros e superior a 150 mil euros, respetivamente.

Comentários