Diário do Alentejo

Mau tempo: Oito pessoas realojadas em Vidigueira

21 de dezembro 2019 - 10:50

Oito pessoas que viviam num acampamento na periferia de Vila de Frades, no concelho de Vidigueira (Beja), e ficaram desalojadas devido ao mau tempo foram para casa de familiares. Na quinta-feira, "o vento forte levantou coberturas do acampamento onde viviam 30 pessoas de etnia cigana, mas só duas famílias, de oito pessoas, ficaram desalojadas", explicou Rui Raposo, presidente da Câmara de Vidigueira.

 

Segundo o autarca, o Serviço Municipal de Proteção Civil e a Cruz Vermelha "tentaram resolver a situação, mas as duas famílias conseguiram arranjar solução e foram para casa de familiares" também em Vila Frades. Rui Raposo disse que o Serviço Municipal de Proteção Civil e a Cruz Vermelha estão "em fase de prevenção" para atuar caso ocorra outra situação do género no acampamento e mais pessoas fiquem desalojadas devido ao mau tempo.

 

"As previsões meteorológicas não garantem para já melhorias no estado do tempo" e, caso seja necessário, o município dispõe de um casão, situado também em Vila Frades e que foi cedido por uma instituição, onde, "com a ajuda da Cruz Vermelha, será possível garantir condições para realojar pessoas", disse.

 

Segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a passagem da depressão Elsa por Portugal já provocou dois mortos, um desaparecido e deixou 70 pessoas desalojadas e registaram-se mais de 6.200 ocorrências. Na quinta-feira, no distrito de Beja, segundo o comando distrital de operações de socorro, além da ocorrência verificada em Vila de Frades, registaram-se também quase 30 quedas de árvores, a maioria no concelho de Odemira.

 

 

 

Incêndio numa habitação em Mértola

 

Já em Mértola, um casal de idosos sofreu hoje ferimentos, a mulher com gravidade, tendo ambos ficado desalojados devido a um incêndio numa habitação em Picoitos. Fonte da GNR indicou à agência Lusa que a mulher, de 82 anos, ferida em estado grave, foi transportada para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, tendo o homem, de 81 anos, que sofreu ferimentos ligeiros, sido transportado para o Hospital de Beja.

 

O incêndio na habitação do casal, na freguesia de Santana de Cambas, foi provocado alegadamente por um candeeiro a petróleo, tendo ambos ficado feridos com queimaduras, adiantou a fonte da GNR. Segundo a mesma fonte, a assistente social da Câmara Municipal de Mértola está a avaliar a situação do casal.

 

O alerta para o Comando Distrital de Operações de Socorro de Beja foi dado às 15:23 e as operações de socorro mobilizaram os Bombeiros Voluntários de Mértola, uma viatura de Suporte Imediato de Vida de Castro Verde e uma viatura médica de emergência e reanimação de Beja, além da GNR, num total de 16 operacionais, apoiados por sete veículos.

Comentários