Diário do Alentejo

Abela mostra presépios feitos pela população

14 de dezembro 2019 - 11:10

Cerca de 100 presépios construídos pela população e instituições estão expostos nas ruas da aldeia de Abela, no concelho de Santiago do Acém, numa mostra que reúne trabalhos nos mais diversos materiais, formatos e dimensões. A exposição "A'Bella, uma família, um presépio" é promovida pela catequese da Paróquia de Abela, que há seis anos desafia a população a construir os seus presépios para serem expostos, durante a quadra natalícia, para dinamizar esta aldeia do interior do concelho.

 

"Esta é já a sexta edição e queríamos que a iniciativa tivesse continuidade e que as pessoas continuassem a aderir como nos anos anteriores. A paróquia fica responsável por colocar os presépios nos espaços públicos e depois, cada pessoa, instala o seu presépio junto às suas casas", explicou à agência Lusa a responsável da catequese da Paróquia de Abela, Maria de Jesus.

 

Este ano, a maioria dos presépios, sob a responsabilidade da Paróquia de Abela, “é construída com materiais recicláveis, como o plástico”, mas, pelas ruas da aldeia, estão expostos presépios criados pela população com materiais tão diversos como madeira, areia, oliveiras, rolhas de cortiça, esferovite, croché e barro.

 

A iniciativa, que foi conquistando adeptos, tem vindo a crescer, ano após ano, “com um presépio por família” e conta com cerca de 100 exemplares, “onde a imaginação não tem limite” para representar o tradicional estábulo, a manjedoura, o menino Jesus, a virgem Maria e José, os animais e os três Reis Magos.

 

"Os presépios da paróquia são construídos, este ano, com materiais reciclados, como o plástico, e os restantes são mantidos em segredo por cada uma das famílias da aldeia até ao dia da inauguração, mas sempre com novidades", realçou.

 

A exposição "A'Bella - Uma família, um presépio", que conta ainda com a participação da Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Sines e Santiago do Cacém (Cercisiago) e dos Escuteiros de Santiago do Cacém, prolonga-se até ao dia 05 de janeiro de 2020.

Comentários