Diário do Alentejo

Beja: Obras nos Paços do Concelho arrancam em janeiro

13 de dezembro 2019 - 15:05

As obras de beneficiação do degradado edifício dos Paços do Concelho de Beja, com "problemas que colocam em causa a segurança" de utilizadores, arrancam em janeiro, num investimento de 664 mil euros. "São obras necessárias para beneficiar e repor as condições de segurança de um edifício que está degradado e tem vários problemas", disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Beja, Paulo Arsénio.

 

Devido a infiltrações de água na claraboia e na cobertura, em dias de chuva, "chove dentro do edifício na zona da escadaria e já abateram partes do teto falso em duas salas do 1.º andar", contou o autarca, frisando tratar-se de "problemas que colocam em causa a segurança dos trabalhadores e de outros utilizadores do edifício”. Por outro lado, continuou, os sanitários do edifício estão "desadequados", o sistema elétrico tem de ser remodelado e é preciso recuperar várias portas e janelas.

 

Segundo Paulo Arsénio, a montagem do estaleiro nas traseiras do edifício vai começar na segunda-feira e deverá durar cerca de 15 dias e as obras vão arrancar no início de janeiro. As obras têm um prazo de execução previsto de dez meses, mas o município prevê que "possa ser ligeiramente superior e aponta para um ano", disse o autarca, segundo o qual o edifício deverá estar pronto para ser de novo utilizado no início de 2021.

 

A recuperação do telhado do edifício, remodelação do sistema elétrico e dos sanitários, recuperação de portas e janelas e instalação de um elevador para ligar o rés-do-chão ao 1.º andar e permitir circulação de pessoas com mobilidade reduzida são as intervenções previstas na obra.

 

Durante os trabalhos, os serviços municipais vão funcionar provisoriamente no edifício administrativo do Parque de Feiras e Exposições de Beja. A mudança dos serviços e de cerca de 50 trabalhadores está concluída e a partir de segunda-feira já vão estar a funcionar e a trabalhar em pleno no edifício do parque de feiras, disse Paulo Arsénio.

 

Trata-se do executivo e respetivo gabinete de apoio, dos serviços jurídicos, de contabilidade e de aprovisionamento, do Espaço Empresa e dos gabinetes de apoio às reuniões de câmara e à assembleia municipal e ao investimento, de comunicação e imagem e de eventos e turismo, precisou.

Comentários