Diário do Alentejo

Câmara de Alvito aumenta orçamento para 2020

08 de dezembro 2019 - 08:05

A Câmara de Alvito, no Alentejo, aprovou um orçamento de cerca de oito milhões de euros para 2020, valor superior ao deste ano devido a fundos comunitários. O orçamento para 2020, de 8.083.000 euros, mais 462.750 euros do que o deste ano, foi aprovado pela Câmara de Alvito, no distrito de Beja, com votos a favor dos três eleitos da maioria CDU e a abstenção dos dois vereadores da oposição PS, disse à agência Lusa o presidente da autarquia, António Valério.

 

Segundo o autarca, o aumento do orçamento para 2020 em relação ao deste ano deve-se a fundos comunitários garantidos em candidaturas apresentadas pelo município e aprovadas no âmbito do programa Portugal 2020.

 

O orçamento, que prevê 3.394.390 euros de despesas correntes e destina 3.433.164 euros para investimentos, é "realista" e está "de acordo" com as receitas e também com a capacidade de investimento do município, que foi "melhorada pelas candidaturas" aprovadas, explicou.

 

Entre os investimentos previstos no orçamento para 2020, António Valério destacou a conclusão da construção do edifício multiusos do Terreno do Assis, dos arranjos exteriores junto às piscinas municipais, das obras de requalificação do jardim do Parque Urbano de Lazer Ativo e do parque de estacionamento junto ao lar em Alvito. Já em Vila Nova da Baronia, o autarca destacou as obras de construção de uma creche e de requalificação do parque da Casa do Povo.

 

Em termos de impostos municipais, a autarquia, que não cobra Derrama, decidiu manter em 2020 a taxa mínima de 0,3% do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para prédios urbanos. A taxa de IMI para prédios urbanos pode variar entre os 0,3% e os 0,45%, cabendo aos municípios fixar o valor entre este intervalo.

 

O orçamento para 2020 ainda vai ser discutido e votado no dia 27 deste mês pela Assembleia Municipal de Alvito, onde a CDU também tem maioria.

Comentários