Diário do Alentejo

AMCAL investe 1,5 milhões na recolha de resíduos

06 de dezembro 2019 - 10:05

A Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL) vai investir 1,5 milhões de euros num projeto para reforçar e alargar a todos os seus cinco associados a recolha de resíduos porta a porta, a partir de 2020. O objetivo é alargar o sistema de recolha de resíduos porta a porta implementado em janeiro no concelho de Alvito aos seus outros quatro concelhos associados, nomeadamente Cuba, Portel, Viana do Alentejo e Vidigueira.

 

O projeto surge após os resultados da recolha porta a porta em Alvito e visa aumentar as quantidades de resíduos produzidos e recolhidos nos cinco concelhos que são encaminhadas para reciclagem e diminuir as depositadas em aterro sanitário.

 

Desde o início da aplicação do sistema em Alvito, já foi possível "recolher e valorizar mais 40% de papel-cartão, 120% de plásticos e metais e 64% de vidro", em relação às quantidades recolhidas no concelho em 2018, e "reduzir em 15% o peso dos resíduos recolhidos de forma indiferenciada e com destino a aterro sanitário", explica a associação.

 

Estes resultados "refletem o esforço adicional realizado no sentido da promoção da sustentabilidade ambiental em matéria de gestão de resíduos", frisa a AMCAL. A concretização do projeto está alinhada com o plano estratégico desenhado pela AMCAL e com os seus municípios associados e pretende ser "um contributo significativo" para alcançar "as metas regionais e nacionais em matéria de valorização de resíduos".

 

O projeto vai ser financiado em 85% por fundos comunitários, através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR). A AMCAL reúne os municípios de Cuba, Alvito e Vidigueira, no distrito de Beja, e Portel e Viana do Alentejo, no distrito de Évora, numa área total de 1.749 quilómetros quadrados.

Comentários