Diário do Alentejo

Deslocação de Esquadra 101 para Beja na primavera

21 de novembro 2019 - 14:55

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital confirmou esta quinta-feira que a deslocação da esquadra 101 base aérea n.º 1 de Sintra para Beja vai acontecer na primavera, permitindo colmatar constrangimentos na gestão do espaço aéreo de Lisboa.

 

"A deslocação da esquadra 101 base aérea número 1 de Sintra para Beja já na primavera do próximo ano vai libertar muitos constrangimentos na gestão do espaço aéreo na proximidade do aeroporto de Lisboa e permitir mais movimentos com menos constrangimentos do que aqueles que se verificam", disse Pedro Siza Vieira no 31.º Congresso Nacional de Hotelaria e Turismo, organizado pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), em Viana do Castelo.

 

Trata-se da confirmação da notícia avançada em junho pelo Diário do Alentejo.

 

Conforme noticiámos na altura, a Força Aérea vai transferir a Esquadra de Voo 101 da Base Aérea número 1, em Sintra, para a Base de Beja. É daqui que saem os pilotos de todas as outras esquadras, nomeadamente, para os aviões de carga e transporte, caças ou helicópteros. Para além desta tarefa, os instrutores da 101 ainda participam em ações de cooperação técnica militar nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop), mais concretamente, em Angola e Moçambique, contribuindo com a sua experiência para a formação de instrutores naquelas nações.

 

A deslocalização de diversas esquadras de voo de treino operacional decorre da necessidade de "reorganização e cedência de porções de espaço área das áreas militares" em virtude da anunciada construção de um novo aeroporto complementar ao de Lisboa na Base Aérea do Montijo.

 

Comentários