Diário do Alentejo

Guadiana navegável até ao Pomarão no final deste mês

13 de novembro 2019 - 11:20

A navegação em segurança no rio Guadiana entre a barra de Vila Real de Santo António e o Pomarão vai passar a ser possível no final deste mês. De acordo com a Câmara de Mértola, a empreitada para permitir a navegabilidade entre Alcoutim, no distrito de Faro, e o Pomarão, estará concluída até ao final deste mês, "permitindo a navegação diurna e noturna em segurança" também naquele troço internacional do rio. Desta forma, frisa, "navegar em segurança" no Guadiana desde a entrada da barra de Vila Real de Santo António até ao Pomarão será possível "já no final" deste mês.

 

O município refere que a informação foi partilhada na mais recente reunião de parceiros do projeto GUAD20 - Guadiana: Património Natural Navegável, do Programa de Cooperação Interreg V-A Portugal-Espanha 2014-2020, que decorreu no Centro de Interpretação do Pomarão.

 

O contrato da empreitada de desassoreamento e assinalamento marítimo para permitir a navegabilidade no troço internacional do Guadiana entre Alcoutim e Pomarão foi assinado no dia 12 de julho deste ano, numa cerimónia no Centro de Interpretação do Pomarão que contou com a presença da então ministra do Mar, Ana Paula Vitorino. Na altura, a ex-governante disse que a empreitada, orçada em 611.925 euros, corresponde à terceira fase do projeto para permitir a navegabilidade do Guadiana entre Vila Real de Santo António e Mértola, que vai custar seis milhões de euros e deverá terminar em 2021.

 

No âmbito do projeto, a cargo da Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), já foram executadas duas fases, que permitiram tornar navegáveis duas zonas internacionais do Guadiana, a área entre a entrada da barra de Vila Real de Santo António e a ponte internacional e o troço entre Vila Real de Santo António e Alcoutim, no Algarve.

 

A Câmara de Mértola acrescenta que a próxima fase no restabelecimento das condições de navegabilidade no Guadiana incidirá sobre o troço exclusivamente português entre o Pomarão e a vila de Mértola.

Comentários