Diário do Alentejo

Câmara de Alcácer sobe orçamento para 31 milhões

30 de outubro 2019 - 15:35

A Câmara de Alcácer do Sal aprovou um orçamento de 31 milhões de euros para 2020, mais 2,5 milhões do que o deste ano. De acordo com um comunicado do município, a aposta recai, no próximo ano, “na captação de novos investimentos e no apoio às empresas e investidores, de forma a gerar-se mais emprego e criação de riqueza”. A autarquia quer também "dar continuidade a várias obras e projetos de considerável dimensão que pretendem melhorar a oferta” deste concelho do litoral alentejano. O executivo municipal de Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal, é constituído por quatro eleitos da CDU e três da oposição socialista.

 

Em declarações à agência Lusa, o presidente da autarquia, Vítor Proença, explicou que o reforço de 2,5 milhões de euros em relação a este ano “deve-se, fundamentalmente, ao ciclo histórico de obras que o município está a desenvolver”, tendo o orçamento “uma componente, como nunca antes houve, de financiamento comunitário”. Destacando a “execução equilibrada” da gestão municipal “com a amortização na totalidade de dois empréstimos de médio e longo prazo” e a “redução do passivo para um valor histórico”, o autarca salientou “a interação com o investimento privado”, que “está em amplo crescimento” nos setores da agricultura e da hotelaria.

 

Entre as obras "consideradas prioritárias" está o Plano de Mobilidade do Torrão, num investimento de 450 mil euros, o novo Parque de Feiras e Exposições, uma empreitada de 4,5 milhões de euros, a remodelação do edifício da Oficina da Criança e a requalificação da nova escola dos Telheiros, no valor de 1,5 milhões de euros. “É um orçamento que contempla a componente social e também a constituição de uma nova Equipa de Intervenção Permanente (EIP) nos Bombeiros Mistos de Alcácer do Sal, financiada pelo município e que integra a candidatura ao Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS), um projeto de cerca de 500 mil euros, para um horizonte de três anos”, indicou.

 

Segundo o autarca, o orçamento, aprovado por maioria com três abstenções da oposição PS, prevê ainda “mais um reforço da renovação da frota automóvel da câmara”, um investimento de meio milhão de euros “na aquisição de três novos autocarros e de um camião”. Entre as apostas do executivo municipal está igualmente “o reforço do saneamento e abastecimento de água com qualidade”, além da renovação “em cerca de 35% das lâmpadas de sódio para lâmpadas LED” em todo o concelho do litoral alentejano. Na área da educação, o município mantém a aposta “nos apoios sociais, transportes escolares, alimentação, material escolar e nas bolsas de estudo disponibilizadas às crianças e jovens do concelho”.

 

“Temos outros investimentos de grande envergadura, como é o caso dos passadiços do castelo e o projeto de execução da avenida dos Aviadores, uma das principais vias do concelho, que prevê a reconversão completa da zona e a construção de um jardim para ligar a margem norte com a zona da Praça de Toiros e do Tribunal”, destacou. As Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2020 vão ser discutidos e votados na próxima reunião da Assembleia Municipal de Alcácer do Sal.

Comentários