Diário do Alentejo

Morreu o lutador antifascista Manuel Ramalho Gantes

21 de outubro 2019 - 10:50

Morreu, ontem, domingo, dia 20, com 93 anos, o antifascista Manuel Ramalho Gantes, na mesma terra onde foi nado e criado, em Vidigueira.

Iniciou os seus estudos em Direito na Universidade de Lisboa, vindo, depois, a mudar-se para Coimbra, onde participou ativamente na vida académica, designadamente, na luta contra o decreto de 40.900 (1956), que mobilizou os estudantes em defesa dos seus direitos associativos.

Foi ainda membro ativo nas Repúblicas e no Conselho das Repúblicas nas eleições da direção da Associação Académica de Coimbra. E participou ativamente nas atividades da oposição, ligadas ao MUD Juvenil e ao Partido Comunista Português.

Esteve na candidatura de Arlindo Vicente e contribuiu para a unificação desta com a do general Humberto Delgado. Foi, mais tarde, candidato suplente, em 1969, pela Comissão Eleitoral Democrática (CDE) pelo distrito de Beja. E, sobre este assunto, no passado dia 4 deste mês de outubro, concedeu uma entrevista ao “Diário do Alentejo”. Recorde-se que se assinalam agora 50 anos deste ato eleitoral.

“Foram tantos os momentos vividos. Tantos de luta. Tantos de vida entregue que, por vezes, é preciso um esforço para me situar nos anos e nos acontecimentos exatos”, disse nesta sua última entrevista ao “Diário do Alentejo. E acrescentou: “Porque eu gosto das coisas com realismo, com objetividade. De se saber do que se fala e com verdade, que é o que não se vê hoje”.

 

Começou a trabalhar primeiro como auxiliar de investigação no Centro de Documentação Científica Ultramarina e depois como documentalista do Centro de Investigação Pedagógica da Fundação Gulbenkian.

 

Exerceu advocacia e foi delegado da Secretaria de Estado do Trabalho, em Beja. Trabalhou em Moçambique, como jurista, no Ministério da Indústria e Energia, e depois, já em Portugal, no Ministério do Trabalho.

 

O corpo de Manuel Ramalho Gantes encontra-se em câmara ardente, na Casa Mortuária da Vidigueira, devendo o funeral realizar-se hoje, segunda-feira, às 16:30 horas, para o cemitério local.

O “Diário do Alentejo” apresenta à família enlutada as suas mais sentidas condolências.

Comentários