Diário do Alentejo

Grândola promove encontro sobre canção de protesto

12 de outubro 2019 - 13:10

O universo da canção de protesto está em destaque, até domingo, na vila de Grândola, distrito de Setúbal, com espetáculos, colóquios, exposições e documentários para divulgar este género musical. O Encontro da Canção de Protesto, promovido pela Câmara Municipal de Grândola em parceria com o Observatório da Canção de Protesto, conta com a presença de figuras relacionadas com o percurso da canção de protesto em Portugal.

 

"O encontro consiste na realização de várias iniciativas relacionadas com o universo da canção de protesto com o objetivo de reunir um conjunto de entidades, cantores, artistas, estudantes e professores que, de algum modo, estão relacionados a esta temática”, explicou à agência Lusa a vice-presidente do município, Carina Batista.

 

Tendo como objetivo “o estudo, a salvaguarda e a divulgação do património musical produzidos nos séculos XX e XXI”, o Observatório da Canção de Protesto, criado em 2015, pretende igualmente destacar “aquilo que é produzido na atualidade, envolvendo todos os estilos musicais que existem hoje em dia, como é o caso do hip hop”, exemplificou a autarca.

 

Para este sábado, “o dia mais forte”, estão previstas várias sessões testemunhais dedicadas ao universo da canção de protesto e onde “serão debatidas várias temáticas com a presença de figuras como António Moreira, Arturo Reguera, Carlos Moreira e Hugo Castro, entre outros, e um espetáculo musical inédito que será o momento alto deste encontro”, frisou a autarca.

 

Nas sessões testemunhais, no Cineteatro Grandolense, vão ser debatidos temas como os “processos de produção fonográfica e a música popular portuguesa”, “música e política no contexto revolucionário português”, a relação do cantautor José Afonso com a Galiza e “novos protestos, outras canções”.

 

A noite fica reservada para o espetáculo inédito “Uma mão cheia de Abril”, às 21:30, no Cineteatro Grandolense, com a atuação dos músicos Francisco Fanhais, João Lóio, Manuel Freire, Tino Flores e Samuel Quedas, que “irão conversar com a plateia e cantar os temas em que prevalecem os valores da Liberdade, Justiça e Fraternidade”.

 

O Encontro da Canção de Protesto encerra no domingo com um espetáculo dedicado a canções de resistência portuguesas, pela Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, a apresentação do novo sítio em rede do Observatório da Canção de Protesto e um colóquio.

Comentários