Diário do Alentejo

Armazenamento de água desceu em todas as albufeiras

01 de outubro 2019 - 15:55
DR

A quantidade de água armazenada desceu em setembro em todas as bacias hidrográficas, tal como já tinha sucedido em agosto, segundo dados do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (Snirh).

 

De acordo com os dados disponíveis hoje, no último dia do mês de setembro e comparativamente ao último dia do mês anterior verificou-se uma descida do volume armazenado de água em todas as bacias monitorizadas pela Associação Portuguesa Ambiente.

 

Das 59 albufeiras monitorizadas, 26 apresentaram disponibilidades hídricas inferiores a 40% do volume total e quatro superiores a 80 por cento.

 

A bacia do Sado (28,1 por cento) era a que apresentava no final de setembro menor disponibilidade de água, seguido do Barlavento (34,4 por cento), do Ave (40,5 por cento), Arade (41,8 por cento), Oeste (41,9 por cento), Mira (47,9 por cento), Lima (52,5 por cento) e Tejo (58,8 por cento).

 

As bacias do Cávado (64,3 por cento), Douro (62,8 por cento), Mondego (62,7 por cento) e Guadiana (62,5 por cento) tinham os níveis mais altos de armazenamento no final de setembro.

 

As albufeiras com menor disponibilidade de água situavam-se em setembro nas bacias do Guadiana e do Sado.

 

Na bacia do Guadiana, a albufeira de Lucefit (Alandroal, distrito de Évora) estava em setembro com 4,8 por cento de disponibilidade de água e Abrilongo (concelho de Campo Maior, distrito de Portalegre) com 5,6 por cento.

 

No Sado, a albufeira de Campilhas (concelho de Santiago do Cacém, Setúbal) estava em setembro com 7,2 por cento de disponibilidade de água e Monte da Rocha (concelho de Ourique, em Beja) com 8,8 por cento.

 

Os armazenamentos de setembro de 2019 por bacia hidrográfica apresentaram-se inferiores às médias de setembro (1990/91 a 2017/18), exceto para as bacias do Cávado, Ribeiras Costeiras, Douro, Mondego e Arade.

 

A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira.

Comentários