Diário do Alentejo

Carne de vaca: Empresas apelam ao “bom senso”

22 de setembro 2019 - 09:25

A Associação das Empresas Familiares (AEF) apelou ao “bom senso”, em resposta à suspensão do consumo de carne de vaca na Universidade de Coimbra e da "substituição de carne por peixe nas refeições do Governo”. “Temos assistido recentemente a iniciativas com um fim louvável mas de uma eficácia duvidosa”, referiu, em comunicado, o presidente daquela associação, Peter Villax.

 

“Já que as vacas não passaram a produzir mais metano, mas o homem, esse sim, passou a produzir muito mais CO2, temos é de agir sobre o nosso consumo de carbono e deixar as vacas em paz”, acrescentou.

 

No entender da AEF, “é injusto responsabilizar as vacas e penalizar os seus produtores, na medida em que as vacas produzem metano há milhões de anos”, enquanto o aquecimento global começou com a “utilização em larga escala dos combustíveis baseados sobre o carbono, a partir da Revolução Industrial”.

 

A AEF promoveu uma reunião de emergência em Évora com associados produtores de carne alentejana, de onde saiu um conjunto de medidas que consideram mais vantajosas para o meio ambiente, tais como “promover o debate esclarecido e equilibrado sobre a proteção do ambiente e a redução dos gases com efeito de estufa” e “encontrar soluções de redução de gases com impacto nas alterações climáticas que sejam amigas da economia”.

 

O reitor da Universidade de Coimbra (UC) anunciou na terça-feira que vai eliminar o consumo de carne de vaca nas cantinas universitárias a partir de janeiro de 2020, por razões ambientais. Segundo o reitor da universidade, Amílcar Falcão, a eliminação do consumo de carne nas cantinas universitárias a partir de janeiro de 2020 será o primeiro passo para, até 2030, tornar a UC "a primeira universidade portuguesa neutra em carbono".

 

Questionado, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, não se pronunciou diretamente sobre este tema, mas afirmou que, apesar de comer cada vez menos, tenciona continuar a consumir carne, “nomeadamente carne de vaca”.

Comentários