Diário do Alentejo

Santiago investe 1,9 milhões para promover mobilidade

24 de julho 2019 - 15:40

O município de Santiago do Cacém vai avançar este ano com a requalificação da avenida Manuel da Fonseca e zonas envolventes, num investimento de 1,9 milhões de euros. A empreitada, que já foi adjudicada, engloba a avenida principal, a zona comercial do centro histórico e a área envolvente ao mercado municipal da cidade alentejana, com o objetivo de promover a mobilidade pedonal.

 

“Vamos fazer uma obra de requalificação como nunca houve em Santiago do Cacém, uma vez que estamos a falar de várias ruas e da zona envolvente ao mercado municipal, para dar mobilidade às pessoas e para contrariar a tendência da utilização do automóvel nas cidades”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha. A intervenção, que está inserida na candidatura de “Requalificação do Mercado Municipal e do Espaço Público Envolvente”, conta com financiamento comunitário e aguarda pelo visto do Tribunal de Contas (TdC) para avançar ainda este ano.

 

Referindo-se à obra como “um fator positivo de atração de pessoas à cidade e ao concelho” de Santiago do Cacém, o autarca disse prever arrancar com a empreitada “no próximo mês de outubro” para, no prazo de 18 meses, “harmonizar, organizar e modernizar uma das zonas mais movimentadas da cidade” do litoral alentejano.

 

“Vamos reordenar os lugares de estacionamento, permitir a circulação dos carrinhos de bebés e de pessoas com mobilidade reduzida, remodelar redes pluviais, de águas e elétrica, transformar os pavimentos nos passeios em lajes de granito e, na zona rodoviária, em calçada grossa de granito para transformar esteticamente a cidade para muito melhor”, adiantou. A obra, acrescentou, será dividida em três zonas, “o que significa que só se pode intervir na segunda zona após a primeira estar numa fase adiantada”, para evitar maiores constrangimentos à circulação dos moradores e da população.

 

O projeto prevê a requalificação dos passeios com faixa de acessibilidade, criação de acessos desnivelados a passadeiras, zonas de estar, plantação de mais árvores, colocação de mobiliário urbano, bolsas de estacionamento, reforço da rede pública de abastecimento de água e reconfiguração das redes de drenagem de águas pluviais e de esgotos.

Comentários