Diário do Alentejo

Beja: Parlamento recomenda “medidas urgentes” para Saúde

20 de julho 2019 - 00:10

O parlamento aprovou um projeto de resolução do PCP que recomenda ao Governo a adoção de medidas urgentes para reforçar a resposta pública na área da saúde no distrito de Beja. Este projeto, que tinha sido apresentado pelos comunistas no dia 3 deste mês, foi aprovado com os votos a favor das bancadas de PSD, CDS-PP, BE, PCP, PEV e PAN e de dois deputados do PS e a abstenção dos restantes deputados socialistas e do deputado não inscrito Paulo Trigo Pereira.

 

Ao nível dos cuidados de saúde hospitalares, o projeto recomenda ao Governo que reforce as medidas de incentivo e apoio à fixação de médicos na Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), sobretudo das especialidades mais carenciadas, como obstetrícia, pediatria, imagiologia e ortopedia.

 

Avançar com medidas para fixar médicos após o fim do internato médico, contratar enfermeiros, técnicos superiores de saúde e de diagnóstico e terapêutica e assistentes técnicos e operacionais em falta, reforçar o investimento em equipamentos na ULSBA e concretizar a resolução do parlamento que recomenda ao Governo que adote medidas para dar início à remodelação e ampliação do hospital de Beja são outras medidas recomendadas pelo projeto ao nível dos cuidados de saúde hospitalares.

 

O projeto recomenda também ao Governo medidas ao nível dos cuidados de saúde primários, como a atribuição de médico e enfermeiro de família a todos os utentes do distrito de Beja, e ao nível dos cuidados continuados integrados, como iniciar procedimentos para criação em 2020 de uma unidade de cuidados continuados integrados de longa duração e manutenção e de uma unidade de nédia duração e reabilitação no concelho de Beja.

 

Igualmente aprovado foi um outro projeto de resolução do PCP que prevê um "compromisso político" para a adjudicação da obra de construção em Évora do Hospital Central do Alentejo "logo que esteja concluído o respetivo concurso" público. 

 

No dia 9 deste mês, o ministro do Planeamento, Nelson de Souza, disse, em Évora, que, "nas próximas semanas", o Governo vai assumir "o passo necessário para autorizar" o avanço do projeto do Hospital Central do Alentejo. Segundo o Governo, os 40 milhões já assegurados para a empreitada são fundos comunitários do programa Portugal 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

 

A futura unidade hospitalar prevê dar resposta às necessidades de toda a população do Alentejo, com uma área de influência de primeira linha que abrange cerca de 200 mil pessoas e, numa segunda linha, mais de 500 mil pessoas.

Comentários