Diário do Alentejo

Águas: Ministro do Ambiente inaugura obras de 29 milhões

19 de julho 2019 - 07:50

O ministro do Ambiente e da Transição Energética inaugura esta sexta-feira um conjunto de investimentos de 29,2 milhões de euros nas redes de tratamento de água e de esgotos no Baixo Alentejo. De acordo com a empresa Águas Públicas do Alentejo, João Matos Fernandes, o secretário de Estado do Ambiente, João Ataíde, e os presidentes das câmaras municipais de Aljustrel, Beja, Odemira e Santiago do Cacém, participam ao longo do dia num roteiro dedicado à água.

 

No roteiro integram-se a inauguração da Estação de Tratamento de Águas (ETA) da Magra e da nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) R de Beja e a visita à albufeira do Roxo e às obras de beneficiação da respetiva ETA, localizadas no concelho de Aljustrel, ao novo reservatório de água de Alvalade, Santiago do Cacém, e à ETA de Almograve, Odemira, terminando o programa neste último concelho com a inauguração do reforço do armazenamento de água em Vila Nova de Milfontes e adução a São Luís.

 

Segundo a mesma fonte, as referidas intervenções totalizam um investimento de 29,2 milhões de euros no âmbito do Sistema Público de Parceria Integrado de Águas do Alentejo (SPIAA), a cargo da AgdA – Águas Públicas do Alentejo, empresa detida pela Águas de Portugal e a Associação de Municípios para a Gestão da Água Pública do Alentejo. 

 

"Criado em 2009, o SPIAA representa um modelo de gestão inovador para o setor da água que assenta na celebração de contratos de parceria entre o Estado central e as autarquias locais para a gestão integrada do ciclo urbano da água”, conclui a empresa.

Comentários