Diário do Alentejo

Faceco promove potencialidades de Odemira

18 de julho 2019 - 10:20
Foto de Arquivo | D.R.Foto de Arquivo | D.R.

A Feira das Atividades Culturais e Económicas do concelho de Odemira (FACECO), no Alentejo, volta a São Teotónio, no fim de semana, para promover as potencialidades da região, como o Rio Mira, o turismo e a agropecuária. Promovido pela Câmara de Odemira, o certame realiza-se entre sexta-feira e domingo no Parque de Feiras e Exposições de São Teotónio.

 

“Esta feira tenta mostrar aquilo que Odemira tem de mais importante do ponto de vista económico e cultural, porque é um certame que pretende ser o concelho de forma concentrada mostrando o que de mais importante por aqui se faz”, disse à agência Lusa o vice-presidente do município, Ricardo Cardoso.

 

Com um total de 200 expositores, segundo o autarca, a 29.ª edição da FACECO dá a conhecer aos visitantes “a dinâmica que o concelho tem vindo a ganhar nos últimos anos”, através dos seus produtos, atividades, coletividades e atores locais. Com o objetivo de atrair novos empreendedores e investidores para o concelho, a câmara procura, este ano, apresentar “uma feira diferente” das edições anteriores “com alterações ao nível dos expositores” e com a introdução de novos espaços.

 

“Este ano, vamos ter um pavilhão dedicado à caça maior e à pesca desportiva, incorporando no certame duas atividades muito relevantes do ponto de vista económico e lúdico no concelho", que se junta ao Pavilhão do Património Cultural, com artesãos a trabalhar ao vivo.

 

A FACECO vai servir ainda de palco para a assinatura do “Pacto do Mira” e para a apresentação oficial do Plano Estratégico e Operacional de Valorização do Rio Mira, enquanto “bem mais precioso deste território”, destacou Ricardo Cardoso. "É uma iniciativa ambiciosa que pretende dar importância ao rio Mira e reúne um conjunto de entidades com o objetivo de criar um plano de ação que permita a sua preservação, qualificação e navegabilidade em termos de qualidade e segurança”, explicou.

 

Ao todo, o plano, que será apresentado no sábado, engloba um conjunto de 11 operações “distintas”, que vão desde a qualificação das margens do rio Mira a um conjunto de “projetos imateriais” com o objetivo de “levar o rio às escolas” e “as pessoas ao rio”.

 

Com este plano, que será implementado ao longo dos próximos 10 anos, o município ambiciona tornar o rio Mira “num exemplo a nível nacional” em termos de “preservação e de utilização sustentada” deste recurso natural.

 

No setor pecuário, o evento será palco de exposições e concursos de várias raças, com destaque para o 31.º Concurso Nacional de Raça Bovina Limousine, o 16.º Concurso Regional da Raça Bovina Holstein Frísia e o 24.º Concurso Regional da Cabra Charnequeira.

 

O programa integra ainda o 20.º Concurso de Mel e a 9.ª Prova de Mel Infantil. Durante os três dias do evento, haverá animação, música, teatro, cante alentejano, dança, desporto e a habitual oferta gastronómica. O programa musical conta com os concertos de Diabo na Cruz, na sexta-feira, Carolina Deslandes, no sábado, e Manel Cruz, a encerrar o certame no domingo.

Comentários