Diário do Alentejo

Programa abem recupera escola em Moura

12 de julho 2019 - 11:15
DR/Arquivo 'DA'DR/Arquivo "DA"

O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento vai promover no próximo dia 19, em Moura, uma iniciativa solidária que reunirá mais de uma centena de voluntários, no âmbito das comemorações do seu terceiro aniversário.

 

Moura é um dos concelhos onde o programa está presente, em parceria com duas entidades referenciadoras, a Câmara Municipal de Moura e a União de Freguesias de Moura e Santo Amador, prestando apoio a 201 beneficiários – 10 por cento dos quais crianças – que têm assim “acesso, sem custos, a toda a medicação prescrita necessária”.

 

“Três anos depois de ter sido criado, o Programa abem é hoje uma referência a nível nacional, tendo chegado a todos os distritos e regiões autónomas do País. É com muita satisfação que vamos a Moura assinalar o nosso aniversário e contribuir com uma ação solidária que irá permitir melhorar a qualidade de vida e do percurso escolar de muitas crianças”, afirma Maria de Belém Roseira, sublinhando “o simbolismo da ação num concelho onde a população, como em grande parte do interior do País, está a envelhecer”.

 

O Dia abem reúne, anualmente, voluntários em representação de todos os elementos da rede solidária, desde entidades referenciadoras a doadores, passando pelas farmácias e pelos beneficiários. Os voluntários irão participar nos trabalhos de requalificação e conservação da Escola Básica do 1.º Ciclo com Jardim de Infância do Fojo, em Moura.

 

Em nota de imprensa enviada ao “Diário Alentejo”, o presidente da Câmara Municipal de Moura, Álvaro Azedo, diz que o Programa abem “tem permitido à população do nosso concelho com poucos recursos financeiros, na maioria idosa, ter acesso à medicação prescrita, permitindo-lhe ter uma melhor qualidade de vida”, e destaca ainda que o concelho recebe “com muito orgulho e sentido de responsabilidade a realização do Dia abem: em Moura”.

 

A cerimónia de encerramento do Dia abem, agendada para as 18:00 horas, deverá contar com a presença da secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, em representação do ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social; do presidente da ARS Alentejo, José Marques Robalo, em representação da ministra da Saúde; e de Maria de Belém Roseira, embaixadora da Associação Dignitude, entidade dinamizadora do Programa abem.

 

O dia terminará com um momento musical a cargo do maestro Rui Massena, às 20:00 horas, com entrada livre, disponibilizando a Câmara Municipal de Moura transporte para os interessados em assistir a este espetáculo.

 

Entre maio de 2016 e junho deste ano, a nível nacional, o programa já apoiou 9718 beneficiários, dos quais 15 por cento são crianças. Durante o mesmo período foram dispensadas 289 745 embalagens de medicamentos.

 

Os trabalhos de requalificação da Escola Básica do 1.º Ciclo com Jardim de Infância do Fojo terão lugar entre as 10:30 e as 17:30 horas.

Comentários