Diário do Alentejo

Évora: Anta do Zambujeiro vai ser recuperada

06 de julho 2019 - 01:00

Um projeto de recuperação da maior anta da Península Ibérica, situada em Évora e que se encontra em risco de colapso, está a ser desenvolvido em parceria pelos proprietários do terreno onde se situa, município e Estado. Os obras no monumento megalítico e na área envolvente, orçadas em "300 mil euros", vão ser candidatadas ao programa Valorizar, do Turismo de Portugal, revelou à agência Lusa Filipa Cabral, uma das quatro proprietárias do terreno.

 

O anúncio do projeto de recuperação da Anta Grande do Zambujeiro surgiu depois de o vice-presidente da Associação dos Arqueólogos Portugueses, Luís Raposo, ter alertado para o "risco de colapso" do monumento, devido ao "estado de abandono e de grande degradação". O vice-presidente da associação fez o alerta em declarações à Lusa, em junho, na sequência de uma visita ao local a convite da União de Freguesias de Nossa Senhora da Tourega e Nossa Senhora de Guadalupe, no concelho de Évora.

 

Situada a pouco mais de uma dezena de quilómetros da cidade, a Anta Grande do Zambujeiro, cuja construção remonta entre os inícios do 4.º e meados do 3.º milénio antes de Cristo, é um templo funerário de grandes dimensões. Filipa Cabral indicou que o projeto de recuperação do monumento megalítico vai envolver as proprietárias do terreno, a Câmara de Évora e o Ministério da Cultura, adiantando que está prevista a assinatura de um protocolo que estabelece os termos da parceria.

 

Caso seja aprovada a candidatura, referiu, o programa Valorizar vai financiar as obras em 70 por cento do investimento total e os restantes 30 por cento vão ficar a cargo, em partes iguais, dos três parceiros.

 

Segundo Filipa Cabral, desde outubro de 2017 que as proprietárias aguardavam "uma resposta" das entidades públicas para se estabelecer a parceria e que a "luz verde" chegou no passado mês de junho. A degradação da anta constitui "uma antiga e persistente preocupação dos proprietários dos terrenos", assinalou, lembrando que o seu pai, José Luís Cabral, já falecido, tentou encontrar uma solução, em 1999, mas essa intenção "foi frustrada".

 

Filipa Cabral considerou também que o projeto de resolução, aprovado este ano, na Assembleia da República "foi importante" para o desenvolvimento da parceria, que vai permitir recuperar a Anta Grande do Zambujeiro.

Comentários