Diário do Alentejo

Águas: “PSD está desfasado da realidade”

03 de julho 2019 - 10:40

Pedro do Carmo diz que a abstenção do PSD na Assembleia Municipal de Beja, onde foi decidida a não adesão do município à empresa pública para gestão em baixa do abastecimento de água, traduz o “desfasamento” dos sociais-democratas “com a realidade e com o interesse das populações”.


“O PSD eximiu-se da fazer parte das soluções, limita-se a abster ou a sublinhar problemas que ainda resultam da sua governação do país, entre 2011 e 2015”, refere o presidente da Federação Distrital do PS num comunicado onde critica igualmente a posição da CDU, cujos deputados na Assembleia Municipal de Beja votaram contra a criação da empresa.

 

“Por razões estritamente ideológicas, sem pingo de correspondência com a realidade, o PCP, através da CDU, acaba de impedir que o modelo do abastecimento e saneamento em alta, seja replicado na distribuição em baixa, numa parceria em que o impulso seria na íntegra público, através da participação dos municípios”, refere.

 

Segundo Pedro do Carmo, “a mentira do argumento da privatização não cola”, tendo a decisão de “chumbar” o projeto inviabilizado “melhores soluções e mais investimento no abastecimento e no saneamento em baixa”, num investimento de longo prazo que se previa superior a 80 milhões de euros.

 

Depois da decisão da Assembleia Municipal a concelhia do PSD de Beja veio defender a realização de um referendo local sobre a adesão do município à empresa para exploração e gestão do sistema de água em baixa, criticando o Executivo autárquico por “falta de esclarecimento” aos munícipes.

Comentários